09 de fevereiro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmica de Medicina da UNIFEBE vence desafio nacional em Olimpíada de Ortopedia

Jéssica Paola Salame ficou em 1º lugar em todas as etapas da competição

O curso de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foi representado, nacionalmente pela acadêmica Jéssica Paola Salame, no 2º Desafio Universitário de Ortopedia (DUO) 2022, organizado pelo Departamento de Ortopedia da PUC-Campinas. A presidente da Liga Acadêmica de Patologia e Monitora do Laboratório de Morfofuncional da UNIFEBE se consagrou campeã nacional, alçando o 1º lugar do pódio em todas as etapas da competição, que envolveu acadêmicos de Medicina de todo Brasil.

Na Olimpíada, os conhecimentos dos estudantes de Medicina foram testados com uma prova, na primeira fase composta por 50 questão sobre Anatomia Musculoesquelética e Exame Físico, e na segunda etapa com 50 questões sobre fraturas em ossos longos, fraturas de coluna, fraturas expostas e atendimento em politraumatizados.

Esta é a primeira participação da UNIFEBE na competição, que além de premiar com um valor em dinheiro, possibilita que o acadêmico realize um estágio no Hospital PUC-Campinas, em São Paulo.

O interesse de Jéssica pela ortopedia e traumatologia nasceu ainda no segundo semestre do curso, quando a acadêmica, graças à parceria entre a UNIFEBE e o Hospital Azambuja, iniciou o estágio extracurricular no Ortocentro, anexo ao hospital. O convênio firmado entre a universidade e outras instituições hospitalares também possibilitou que a estudante realizasse mais estágios, na mesma área, em outros hospitais da região.

“O apoio e incentivo dos professores, da UNIFEBE e dos médicos que me acompanham foram essenciais para que eu buscasse mais estudos na área e me desafiasse intelectualmente, estudando além do conteúdo e procurando mais conhecimentos sobre o assunto. O resultado na competição consagra a qualidade do ensino do curso de Medicina da instituição e me abre muitas portas profissionalmente. Estou muito feliz e com muitas expectativas para as próximas experiências”, complementa a acadêmica Jéssica Paola Salame.

Para o coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza, o desempenho da estudante reafirma o compromisso da instituição. “O vivenciar a profissão desde as primeiras fases desperta no acadêmico esse desejo por buscar mais conhecimentos, mais desafios e o incentiva a construir uma carreira, acadêmica e profissional ainda ao longo da Graduação. Estamos muito orgulhosos em termos nosso nome no primeiro lugar da competição. Parabéns a Jéssica, aos nossos professores e à instituição, por tornar cada vez mais o curso de Medicina referência no nosso estado e no Brasil”, enaltece doutor Osvaldo.

Cursos de Administração e Gestão da UNIFEBE ganham novos coordenadores
Egresso