20 de abril de 2011

Acadêmica do curso de Pedagogia conquista prêmio nacional

A acadêmica da 5ª fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Arlete Pires, homenageada em março pelo Clube Soroptimista Internacional de Brusque no quesito "Oportunidade para Mulheres", conquistou este mês o segundo lugar no concurso nacional do clube. O prêmio foi um cheque de 3 mil dólares.

No ano passado, o clube solicitou a colaboração da Unifebe para que indicasse nomes de mulheres com dificuldade financeira que estudassem na Instituição. Elas deveriam ser bolsistas para participar do concurso. A Unifebe indicou vários nomes, entre eles o de Arlete, de 42 anos. "Foi uma surpresa esse prêmio, mas veio numa boa hora", disse a estudante, que vai gastar parte do prêmio na compra de um computador.

A presidente do clube Soroptimista, Eneida Schaefer, falou do prazer do grupo em auxiliar as pessoas. "O Soroptimista Internacional de Brusque, sente-se gratificado por poder ajudar a melhorar a vida desta mulher e seus filhos", declarou.

Os desafios
Natural de Imbituba, Arlete tem uma vida marcada por recomeços. Em Florianópolis, viu sua casa ser dominada pelo fogo durante um incêndio, que não teve as causas identificadas. Em Brusque, um desmoronamento de terra no Loteamento Cyro Gevaerd encontrou sua residência pelo caminho em 2008, durante as chuvas que assolaram o Vale do Itajaí. A mãe de cinco filhos ficou durante 40 dias em um abrigo. Novamente, recomeçou. "A vida é um desafio e a gente precisa enfrentar e seguir adiante. Não importa se temos que começar do zero. Nunca é tarde para recomeçar", ensina.

Arlete conta que já trabalhou em olaria, de empregada doméstica, auxiliar de cozinha, entre outras atividades. Num certo dia ouviu numa emissora de rádio o prefeito da cidade, Paulo Roberto Eccel, falando da Unifebe. "Decidi que estudaria nessa universidade. Eu morava no Paquetá e nunca tinha vindo para esses lados (bairro Santa Terezinha). Não tinha noção de que aqui tinha essa estrutura", revela a acadêmica. "Com o 13º salário fiz a inscrição, sem saber como iria pagar as mensalidades", complementa.

A futura pedagoga conseguiu bolsa integral na Instituição. "É parte de um sonho que está se concretizando", confidencia. Mas os sonhos não param por aqui. Ela tem muitos outros. Quem sabe na próxima conversa com Arlete, ela esteja na África, realizando suas pesquisas na área de Educação Especial.

O concurso
O programa de Prêmios de Oportunidade para Mulheres é o principal projeto da Soroptimista. Através deste programa, clubes em 19 países e territórios ajudam mulheres que são chefes de família – não podem ter maridos que auxiliem no orçamento da casa- oferecendo-lhes os recursos que necessitam para melhorar seu nível educacional, habilidades e oportunidades de emprego.

A organização, em seus vários níveis, distribui anualmente mais de $1 milhão de dólares em prêmios em dinheiro. As recebedoras, muitas das quais superaram obstáculos enormes, incluindo pobreza, violência doméstica, abuso de drogas e álcool, podem usar estes prêmios para contrabalançar quaisquer custos associados com seus esforços para a melhoria de seu nível educacional.

Texto: Suelen Cerbaro

Egressos de Design de Moda da UNIFEBE apresentam possibilidades de atuação profissional
Design de Moda

09 de março de 2023