notícias colégio
Notícias
28 de novembro de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicas de Enfermagem desenvolvem ações educativas com estudantes do Ensino Médio da rede pública

Educação em saúde para adolescentes foi o tema da atividade

Com o intuito de orientar os estudantes da rede pública de ensino sobre os malefícios do uso de vapes, o consumo de bebidas energéticas e a importância da vacinação na adolescência, as acadêmicas de Enfermagem da UNIFEBE desenvolveram uma série de ações educativas com os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Yvone Olinger Appel, no Cedrinho.

Orientadas pelos professores das áreas de Imunologia, Fisiologia, Saúde Coletiva, Anatomia e Microbiologia, as acadêmicas de Enfermagem participaram de oficinas teórico-práticas com metodologias exclusivas para o ensino médio, estudaram os conteúdos que seriam utilizados nas ações, visitaram a escola para reconhecimento do espaço e levantamento das demandas e planejaram cada etapa das atividades educativas. Os grupos também elaboraram materiais informativos, como flashcards e infográficos, para distribuir aos estudantes do educandário. Na escola, cada grupo conduziu a oficina planejada, conforme o seu tema, utilizando estratégias como rodas de conversa, quizzes, dinâmicas, apresentações e jogos educativos.

Os riscos do consumo excessivo de bebidas energéticas na adolescência foram o foco do bate-papo realizado com os alunos do terceirão. Para trabalhar o tema, a acadêmica Lorena Sartori conta que sua equipe desenvolveu materiais que chamassem a atenção dos adolescentes para os malefícios do consumo de energéticos. Para isso, o grupo elaborou um fôlder informativo de fácil leitura, criou uma breve apresentação sobre o tema com imagens e memes, e promoveu uma roda de conversa entre os alunos, para que eles pudessem compartilhar suas experiências.

“Com a dinâmica, conhecemos a realidade de cada estudante e o porquê de ele usar o energético. A partir disso, conseguimos conscientizá-los a diminuir esse consumo”, destaca Lorena. Sobre o envolvimento com a comunidade, a acadêmica destaca: “Esse contato com a sociedade é essencial e gratificante, pois nos permite aprimorar ainda mais nossas habilidades e nossa empatia, principalmente para instigar a educação em saúde, já que a prevenção é o primeiro passo para a saúde e qualidade de vida”.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Aline Sturmer, a vivência proporcionada pela Curricularização da Extensão fortalece o desenvolvimento de competências que vão muito além da sala de aula. “Em atividades como essas as estudantes conseguem aplicar conceitos técnicos, organizar propostas educativas e aperfeiçoar habilidades de comunicação e interação social. É uma oportunidade concreta de atuar na prevenção de agravos e na promoção da saúde, aproximando a universidade da comunidade escolar”, avalia a professora.

Ao final das atividades, os grupos apresentaram relatórios, registros fotográficos e os resultados observados nas oficinas. As devolutivas dos alunos e professores da escola apontaram uma maior compreensão sobre vacinação na adolescência, os riscos ocultos do uso de vapes e os impactos do consumo excessivo de energéticos. Esses foram os temas que despertaram atenção e geraram debates durante as apresentações.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Funcionário da UNIFEBE participa de concurso natalino

Funcionário da UNIFEBE participa de concurso natalino


15 de dezembro de 2011
Letras-Inglês UNIFEBE promove live sobre práticas desenvolvidas no curso
Letras/Inglês

Letras-Inglês UNIFEBE promove live sobre práticas desenvolvidas no curso


05 de junho de 2023
Álvaro Walendowsky abre programação de aniversário

Álvaro Walendowsky abre programação de aniversário


02 de agosto de 2011
Skip to content