17 de agosto de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE sedia oficina sobre games na Educação Especial para professores da rede pública

Atividade abordou o uso e conceitos da prática e terá continuidade em no segundo semestre

Um grupo de 18 professores da rede pública estadual de educação participou da primeira etapa de uma oficina focada no uso de games na educação especial, ministrada na última semana, pelo coordenador do curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional, professor Fernando Luís Merízio. A atividade abordou o uso de livros-jogos e foi desenvolvida na UNIFEBE. Em outubro, durante a continuidade da formação, os trabalhos terão como foco o desenvolvimento de board games.

Durante o encontro, o professor abordou parte das definições sobre jogos e seu desenvolvimento. Outro tópico discutido foi um dos conceitos fundamentais do estudo sobre jogos, o Círculo Mágico. Ele é um espaço imaginário que surge durante os jogos e proporciona a criação de um ambiente de fantasia, imaginação e que segue as regras e mecânicas dos jogos.

Outra atividade que os educadores participaram foi a chamada “luta de dedões”, a partir de uma prática sugerida pela autora e game designer Jane McGonigal. Na disputa, o polegar de um dos competidores deve capturar o dedo do adversário. Merízio destaca as orientações sobre o uso do jogo Story Cubs, composto por um conjunto de nove dados com imagens que servem de referências para a construção de histórias. Segundo o professor, o exercício é uma forma de introdução ao desenvolvimento de jogos por uma narrativa.

Com um livro-jogo, como indica o professor, os papéis de leitor e jogador se misturam e é possível tomar decisões que moldam o curso da história escolhida. Ele destaca ainda o perfil participativo e autoral da atividade. Além do modelo mais convencional do livro-jogo, em um modelo físico, o professor demonstrou o uso de recursos digitais, como a utilização de links e exibidores de slides, na construção de narrativas interativas.

“A proposta da apresentação do livro-jogo é a de utilizá-lo como uma ferramenta a serviço da educação e nós nos preocupamos em demonstrar o seu desenvolvimento como uma estrutura, para que cada professor, dentro das necessidades de seus alunos, possa adaptar da melhor forma possível esses recursos”, destaca.

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional forma professores para atuação na Educação Básica, seja em ambientes formais ou informais de educação, e com o uso das ferramentas de Tecnologias Educacionais pode-se potencializar os processos de ensino-aprendizagem. “A Oficina de Livro-jogo é parte da contribuição do Curso para a Formação de Professores da Rede Estadual de Educação e, contemplando a abrangência regional desta. Essas oficinas incentivam a utilização de propostas pedagógicas inovadoras, fomentando a autoria, de professores e alunos, em práticas educacionais totalmente inseridas na Cultura Digital”, descreve o coordenador.

De acordo com o professor, um dos segmentos de atuação profissional dos formados no curso é também a contribuição na formação de professores para a utilização dos mais diversos recursos na educação. A atuação envolve desde o planejamento até a execução, trazendo inovação aos processos, alinhados com os currículos escolares.

Exposição de Arte e Artesanato na Unifebe
Egresso

Exposição de Arte e Artesanato na Unifebe

22 de setembro de 2009