notícias colégio
Notícias
15 de setembro de 2017

Acadêmicas de Psicologia realizam projeto contra evasão escolar

Em 2016, aproximadamente 907 mil estudantes foram reprovados no Ensino Médio nas escolas brasileiras. Outro número que surpreende é o de desistências escolares, com mais de 498 mil abandonos. Em Santa Catarina, o cenário registra mais de 27 mil reprovações e aproximadamente 13 mil abandonos. Falando especificamente de Brusque, os dados indicam 496 reprovações e 224 abandonos.

Para desvendar as questões que motivam a evasão escolar, as acadêmicas do curso de Psicologia da UNIFEBE Juliana Marchi, Rafaela Caviquioli e Bruna Ferraz estão desenvolvendo com os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Santa Teresinha o projeto de Extensão “Evasão Escolar: Compreendendo e enfrentando o fenômeno por meio do desenvolvimento das habilidades sociais”. Especificamente na escola de Ensino Básico Santa Teresinha, os dados indicam que ocorreram 50 reprovações e 17 abandonos no ano de 2016. Os números apresentados foram pesquisados pelas acadêmicas junto ao Instituto Nacional de Pesquisa (INEP).

— Com base neste levantamento, o projeto tem como objetivo promover autoconhecimento, reflexão sobre si mesmo e do outro, além de contribuir para o desenvolvimento das relações interpessoais no contexto escolar, tornando a escola promotora de desenvolvimento humano — explica a orientadora Professora Me. Luzia de Miranda Meurer.

Neste sentido, o projeto apresenta como questão norteadora a frase “Quem falta faz falta” e trabalha com o treinamento das habilidades sociais dos estudantes.

— A proposta vem sendo desenvolvida com a aceitação dos estudantes que participam ativamente das oficinas de habilidades sociais. As intervenções ocorrem em um ambiente descontraído, favorecendo o aprendizado de novas maneiras de se comportar perante a diversas situações da vida e o desenvolvimento das mesmas proporciona uma maior assertividade na tomada de decisões desses estudantes — explica Juliana.

Para o aluno da escola, Daniel, 16 anos, o aprendizado levado pelas acadêmicas foi interessante por trabalhar em especial com as habilidades sociais.

— Nos foi ensinado muita coisa, por exemplo, sem a comunicação e sem o diálogo não somos nada, precisamos da união entre as pessoas para sermos alguém na vida. Eu acho que quando a gente falta ou desiste da escola, é o futuro que estamos perdendo, e acabamos prejudicando o Brasil mais do que ele já está prejudicado. Quando a gente estuda e faz a nossa presença na escola, estamos ajudando o Brasil a ir para a frente, em vez de ficar reclamando do país como ele está — destaca o aluno.

 

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Direito realiza Júri Simulado – 2006.2

Curso de Direito realiza Júri Simulado – 2006.2


13 de junho de 2006
Intercambistas compartilham suas experiências
Internacionalização

Intercambistas compartilham suas experiências


02 de março de 2017
Espetáculo Mi Muñequitas é apresentado no Anfiteatro da Unifebe

Espetáculo Mi Muñequitas é apresentado no Anfiteatro da Unifebe


07 de abril de 2009
Skip to content