02 de março de 2017

Intercambistas compartilham suas experiências

Novas experiências, culturas e muito, muito aprendizado. Assim é a rotina de quem faz intercâmbio. E para viabilizar mais momentos como estes, a UNIFEBE enviou seis alunos para uma temporada de estudos nas universidades parceiras portuguesas: Universidade do Algarve, Universidade do Porto e Universidade do Minho.

Os acadêmicos estão matriculados nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Direito e Arquitetura e Urbanismo. Além disso, a UNIFEBE também abriu suas portas para receber dois estudantes alemães de Administração Pública, que atualmente estão fazendo estágio no setor de Recursos Humanos da Instituição.

intercambista-fernanda
A acadêmica de Direito Fernanda Analú Marcolla está fazendo intercâmbio na Universidade do Porto

Para a acadêmica de Direito Fernanda Analú Marcolla, intercambista na Universidade do Porto, a estrutura da universidade parceira da UNIFEBE surpreendeu logo na recepção dos estudantes e a perspectiva é que a experiência renda bons frutos para sua vida acadêmica e profissional.

— Eles foram muito esclarecedores aqui desde o início, nos apresentaram várias oportunidades para este período de intercâmbio, falaram sobre alimentação, transporte público, integração, entre outros assuntos. Eu fico extremamente grata pela UNIFEBE ter me dado essa oportunidade para que eu possa ampliar meus conhecimentos culturais e intelectuais. Se não fosse a UNIFEBE, eu não estaria hoje tão bem aqui em Portugal e tendo essas oportunidades únicas — conta.

O acadêmico de Engenharia Civil Guilherme Alexandre Colzani Netto, intercambista na Universidade do Algarve, espera que essa experiência lhe traga novos aprendizados.

— O intercâmbio me fez sair da zona de conforto, requisito que acho importante para um profissional bem-sucedido. Aqui, estou sendo avaliado de formas diferentes por pessoas que nunca tinha visto e com uma cultura muito diferente da nossa. O mercado de trabalho está cada vez mais disputado, então as empresas procuram profissionais que tenham diferenciais, e uma experiência internacional pode me trazer muitas novas ideias — conta.

E se ainda restam dúvidas sobre as vantagens de fazer intercâmbio, Colzani Netto aconselha:

— Agarre essa oportunidade única, você terá a chance de conhecer novas pessoas, novas culturas e novos lugares. Não me arrependo em nada de ter escolhido passar por essa experiência de vida — afirma

Para saber como participar, converse com nossa Assessoria de Relações Internacionais no telefone (47) 3211- 7227 ou no e-mail internacional@unifebe.edu.br.

Reportagem: Suellen Pereira Rodrigues
Fotos: Assessoria de Comunicação/UNIFEBE