Um grupo de cerca de 30 acadêmicos do curso de Psicologia 6.ª teve a oportunidade de acompanhar parte da rotina de atendimentos do Hospital Misericórdia e Vida (HMVI), de Blumenau. A estrutura é uma das referências no atendimento dedicado à saúde mental e foi escolhida como parte das ações do componente curricular Psicologia da Abordagem Centrada na Pessoa.
O acadêmico da 6.ª fase do curso de Psicologia, Flávio Bispo, afirma que a visita possibilitou observar o cotidiano da atuação e os detalhes da atuação multidisciplinar que o ambiente exige. O acadêmico salienta a atuação de psicólogos e assistentes sociais, além de outros profissionais, engajados nos atendimentos aos pacientes.
Para Flávio, a experiência reforçou o papel da escuta qualificada, acolhimento, aplicação de cuidados paliativos voltados para a qualidade de vida, assim como o apoio à adesão ao tratamento e o domínio técnico para intervenções em momentos de crise. Segundo ele, a experiência foi um marco no processo de aprendizagem.
O acadêmico afirma ter reforçado elementos que considera fundamentais para a atuação profissional de uma psicologia ética, crítica e humanizada. “O contato com a ala psiquiátrica suscitou reflexões críticas sobre as condições do sistema de saúde, evidenciando a necessidade de engajamento profissional e social para a defesa dos direitos e da dignidade dos pacientes”, relata.
Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins, a atividade representa uma etapa importante da formação dos acadêmicos e prepara o grupo para uma atuação em um ambiente que possui demandas específicas, como o hospitalar. Ela salienta a possibilidade de interação com os profissionais atuantes no HMVI.
“Atividades como essa promovem uma maior interação dos acadêmicos de Psicologia com os próprios profissionais de Psicologia, dentro da prática e da realidade profissional”, descreve a coordenadora. “Proporciona condições para que os acadêmicos tenham maior prática e noção da realidade da atuação profissional na área hospitalar, os desafios e os contextos envolvidos”.
Atuação especializada
Com capacidade para atender 20 pacientes, o HMVI tem, nos atendimentos de casos considerados graves e gravíssimos, sua maioria. O espaço também conta com uma clínica geral, que recebe pacientes provisórios quando a capacidade é superada. A operação ainda conta com uma rede de parceiros voltados para os demais serviços.
A professora Luzia Meurer acompanhou o grupo durante a visita e destacou a interação proporcionada com os profissionais do serviço de saúde mental e equipe de enfermagem do hospital. Ela também ressalta a possibilidade de os acadêmicos conhecerem a estrutura de atendimento, como a clínica médica e o pronto-socorro.
Segundo a professora, a experiência foi enriquecida, pois a atividade possibilitou, ao aproximar a teoria e a prática, a compreensão acerca dos desafios envolvidos no cuidado da saúde mental, dinâmicas da instituição e as diferentes abordagens psicoterapêuticas. Segundo a professora, a experiência.
“A visita também favorece a reflexão sobre as práticas assistenciais, as políticas públicas em Saúde Mental e os desafios enfrentados pelos profissionais da área, incentivando os acadêmicos a desenvolverem um olhar sensível e comprometido com o bem-estar dos pacientes e suas famílias”, descreve.