13 de dezembro de 2010

Acadêmicos da Unifebe conhecem empresas Natura e Heineken

Os acadêmicos dos cursos de Tecnologia e Gestão Comercial e Empresarial da Unifebe – Centro Universitário de Brusque visitaram as empresas Natura e Heineken do Brasil, e participaram da gravação do programa Altas Horas, da Rede Globo de Televisão, apresentado pelo jornalista Serginho Groisman, em São Paulo. As atividades foram acompanhadas pelo coordenador dos cursos, George Bleyer Ferreira e pelo professor Célio dos Santos Júnior.

Na empresa Natura – atualmente a maior de perfumaria e cosméticos da América Latina – os alunos observaram os cuidados com a fabricação e elaboração dos produtos. Também conheceram a forma com que a empresa, que possui sua política voltada ao meio ambiente, consegue mostrar esta preocupação nas instalações de sua Unidade Fabril. "Através de modernos conceitos de construção sustentável a Natura proporciona iluminação natural em diversos ambientes e à noite a iluminação externa da empresa é feita por células que armazenam energia solar durante o dia. Além de fazer todo o tratamento de seus efluentes ela se preocupa com os mananciais em seu entorno e desenvolve vários projetos sociais", comenta Ferreira.

De acordo com ele, os estudantes também puderam observar a infra-estrutura disponibilizada para atender os funcionários da Natura. "A empresa possui creches, centros de lazer e entretenimento dentro da própria área industrial", especifica o coordenador. "Sem dúvida foi um grande aprendizado para os alunos no aspecto de gestão participativa e de como manter a auto-estima dos funcionários sempre em alta", acrescenta.

Na fábrica da empresa Heineken (antiga fabrica da cerveja Kaiser, do grupo Coca-Cola, adquirida em abril) os alunos conheceram a história da cerveja e o funcionamento da unidade – considerada a maior fabricante do produto na América Latina. "O processo deles é totalmente automatizado, o que garante não apenas uma alta produtividade, mas a qualidade do produto", explica Ferreira.

Já na gravação do Altas Horas (exibido em 13 de novembro) alunos e professores conheceram os bastidores do programa. "Acompanhamos de perto as questões que envolvem o planejamento, a programação e as questões relativas à segurança do estúdio, onde também é gravado o programa do Jô Soares", revela o coordenador. "Durante o programa, como é de praxe, Serginho Groisman chamou os alunos da Unifebe e conversou com eles a respeito do curso, da instituição e da cidade de Brusque", acrescenta.

Os alunos gostaram de participar da gravação, que contou com o jogador de futebol do Santos, Neymar, a atriz Maria Fernanda Cândido e o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Além do músico Nando Reis.

Texto: Thayse Helena Machado – com informações da Coordenação dos Cursos

Professor aprova artigos em congressos de Engenharia de Produção

Professor aprova artigos em congressos de Engenharia de Produção

12 de novembro de 2014