notícias colégio
Notícias
06 de dezembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem jogos educativos focados nos anos iniciais

Unidades desenvolvidas na Curricularização da Extensão de Línguas- Inglês serão entregues em escolas municipais

A semana de Curricularização da Extensão do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE do segundo semestre de 2023 contou com momentos de qualificação, workshop e o desenvolvimento de jogos para estudantes da rede municipal de Brusque e região. As atividades têm como foco o ensino do inglês para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Para o desenvolvimento, os acadêmicos tiveram uma formação especial com as professoras Rozane Fermino e Camila Grimes, ambas da rede estadual, além de um Workshop de dois dias com o professor Fernando Luís Merízio e uma oficina com o professor Júlio Frantz, ambos da UNIFEBE. Durante esta atividade, o laboratório de inovação Orla recebeu os acadêmicos para elaboração dos projetos dos jogos com o uso de softwares, corte a laser e impressão 3D.

A articuladora da extensão, professora Mariana Aparecida Vicentini, acredita ser positiva a relevância do projeto para a formação plena do docente. “Ao se envolverem na criação de jogos educativos, os estudantes do curso de Letras-Inglês não apenas aplicaram seus conhecimentos linguísticos e pedagógicos, mas também desenvolveram habilidades essenciais como pensamento crítico, criatividade, capacidade de inovação, além de habilidades para o uso de ferramentas que, atualmente, estão disponíveis em muitas escolas das redes municipal e estadual“, avalia.

Ela ainda reforça o papel dos jogos desenvolvidos no ensino do inglês de forma interativa e divertida, características, que afirma aumentar o interesse e motivação dos estudantes. ”Este projeto não apenas enriquece a experiência de aprendizado dos estudantes nas escolas municipais, mas também estreita a relação entre a universidade e a comunidade local, demonstrando o potencial impacto positivo da academia na vida cotidiana das pessoas”.

Adaptação do ensino
De acordo com a coordenadora do curso de Letras-Inglês, professora Rosana Paza, o desenvolvimento dos jogos e os métodos de ensino do idioma também precisam atentar para o perfil do público a que se destina. Para a coordenadora, os jogos acabam sendo uma ferramenta importante em prol do ensino.

“Os jogos educativos foram projetados para ensinar inglês de uma forma divertida e envolvente. Ao escolher um jogo educativo, é importante considerar o público-alvo, o nível de proficiência em inglês, os objetivos específicos de aprendizado e a preferência pessoal do estudante, o que facilita o acesso e a prática regular”, completa a professora.

A possibilidade de uma maior interatividade também é destacada pela acadêmica Letícia Dressel. Para ela, a interação com um novo conhecimento e práticas, gerado durante o período do trabalho foi importante e ajudou a desenvolver habilidades para atender necessidades específicas dos estudantes.

Segundo a acadêmica, o uso de jogos atende os momentos de demanda por uma participação maior em sala de aula. “É relevante o professor poder desenvolver jogos autorais, que atendam especificidades da região em que atua, sem precisar importar jogos de outros países, o que permite uma aprendizagem mais contextualizada do idioma”, indica.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Interessados têm até dia 22 de junho para se inscrever em curso gratuito de Pós-Graduação na UNIFEBE
Destaque

Interessados têm até dia 22 de junho para se inscrever em curso gratuito de Pós-Graduação na UNIFEBE


09 de maio de 2022
Unifebe retoma as atividades em Plantão de Atendimento

Unifebe retoma as atividades em Plantão de Atendimento


11 de janeiro de 2010
Comunicado nº 03/12 – Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário para a Assessoria de Comunicação Social

Comunicado nº 03/12 – Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário para a Assessoria de Comunicação Social


01 de fevereiro de 2012
Skip to content