notícias colégio
Notícias
05 de maio de 2026
por: João Roberge
João Roberge

Acadêmicos da UNIFEBE fazem visita técnica por programa da Fiesc

Dupla conheceu a metalúrgica Riosulense, no Alto Vale do Itajaí

Dois acadêmicos da UNIFEBE representaram a instituição em uma visita técnica realizada em 28 de abril à metalúrgica Riosulense, localizada em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. A atividade foi realizada pelo programa Protalent, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi que aproxima os estudantes do ambiente corporativo.

O Protalent proporciona aos acadêmicos a chance de criarem conexões com empresas, estimulando possíveis oportunidades de trabalho. Os estudantes lidam com problemas reais e podem pôr seus conhecimentos teóricos em prática. Cabe às empresas buscar talentos, ajudar no desenvolvimento de profissionais. O Instituto Euvaldo Lodi é ligado à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Participaram da visita à Riosulense os estudantes Thainara Girardi Bortolotto e Arthur Henrique Setti Eckert, das primeiras fases dos cursos de Administração e Direito, respectivamente. Durante a atividade, os acadêmicos puderam conhecer de perto os processos produtivos da empresa e compreender demandas estratégicas que podem ser transformadas em projetos acadêmicos no âmbito do programa.

Um dos destaques da visita foi a apresentação do desafio proposto pela empresa: o desenvolvimento de um sistema automatizado de pintura inteligente para moldes de fundição. A proposta é implementar uma solução baseada em robótica e reconhecimento de geometria, capaz de padronizar a aplicação, aumentar a eficiência produtiva e atender aos requisitos técnicos e de segurança.

“Fomos recebidos por um engenheiro da empresa, que nos guiou por todo o local, detalhava os processos e mostrou tudo com calma: tanto os processos de pintura, para os quais teremos que propor a automatização, quanto a parte das caldeiras da metalúrgica. Foi uma experiência única que certamente me rendeu bastante conhecimento”, relata a acadêmica Thainara Girardi Bortolotto.

Para o acadêmico Arthur Henrique Setti Eckert, o contato direto com o ambiente industrial trouxe mais clareza e motivação para o desenvolvimento das soluções. “Foi muito enriquecedor para nossa equipe. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o processo que será foco do nosso desafio no Protalent, o que nos ajudou a entender melhor as necessidades reais da empresa e os pontos que podem ser aprimorados.”

“A participação dos estudantes em atividades como essa reforça o compromisso da UNIFEBE com uma formação alinhada às demandas do mercado, incentivando a inovação e a aplicação prática do conhecimento”, conclui o coordenador dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE, professor Marcos Aurélio Gonçalves.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Colegiado do Curso de Administração da Unifebe se reúne

Colegiado do Curso de Administração da Unifebe se reúne


03 de março de 2009
Comitiva da UNIFEBE apresenta trabalho em workshop na Alemanha
Engenharia Civil

Comitiva da UNIFEBE apresenta trabalho em workshop na Alemanha


04 de abril de 2025
Inscrições para o Programa Bolsas Santander Graduação estão abertas até dia 11 de abril
Bolsas de Estudo

Inscrições para o Programa Bolsas Santander Graduação estão abertas até dia 11 de abril


30 de março de 2021
Skip to content