notícias colégio
Notícias
27 de agosto de 2015

Acadêmicos da UNIFEBE iniciam projeto no Museu de Azambuja

Imagine ter a oportunidade de expor em um museu renomado de sua cidade, pelo período de um mês, obras produzidas por você na universidade. É isso que a parceria firmada entre o curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim – o Museu de Azambuja – proporcionará aos acadêmicos da 4ª fase. O objetivo da ação é estimular a criatividade aliando criação, reconhecimento de espaços e bricolagens na propaganda.

O coordenador do curso, Rafael Luiz Zen, explica que a parceria foi firmada devido à importância do museu dentro do cenário cultural de Brusque.

O projeto foi dividido em duas partes: a primeira, com visitas guiadas sob a orientação da professora Silvia Teske; e a segunda, com intervenções ao museu nas disciplinas de Semiótica em Publicidade e Propaganda e Criação e Direção de Arte.

“Compreendemos que o Museu de Azambuja é um organismo vivo e ativo no município. Levar os alunos para estudar e compreender esse espaço é fundamental para darmos visibilidade e divulgação a esta ferramenta cultural", diz Zen.

Conheça o projeto

Usando como base a teoria semiótica americana de Charles Peirce, os acadêmicos visitaram o museu observando sua localização, entorno, fachada, arquitetura interna e organização geral das coleções.

Munidos de anotações e fotos para analisar o conteúdo imagético do acervo, a turma organizará uma exposição intitulada "Museu Takeover", que os desafia a uma ocupação do museu com peças de publicidade, tendo como referência o conceito de “Museu Imaginário” do artista André Malraux.

Para a acadêmica Thais Duarte, a visita fez que os alunos ficassem ainda mais empolgados com o projeto. "Fazer a visita após o horário de atendimento foi muito divertido. A parte dos objetos da imigração de Brusque é muito interessante. Sempre gostei do acervo de arte sacra – tem obras incríveis. A expectativa é que a gente consiga fazer uma ocupação que atraia a população para conhecer toda a história aqui retratada", espera.

Segundo a professora Silvia a primeira visita impactou a turma, especialmente, por ter sido realizada à noite. “Como muitos não conheciam o local, a primeira visita gerou um pouco de medo do ambiente, que é carregado de história, significações, ícones e indícios. Esse museu é o próprio espaço semiótico”, conta.

O acadêmico Daniel Mafra considera a iniciativa importante para sua formação acadêmica. "Como morador de Brusque, expor em um patrimônio desta importância é um feito marcante, pois poderemos usar nossa criação artística e estudos do curso aplicados a uma peça de museu", comentou.


Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos:Lucas Bueno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Outubro Rosa e Novembro Azul levam conscientização à UNIFEBE

Outubro Rosa e Novembro Azul levam conscientização à UNIFEBE


19 de novembro de 2015
Inscrições para o crédito estudantil do Fundacred seguem até dia 10 de maio
Comunicado

Inscrições para o crédito estudantil do Fundacred seguem até dia 10 de maio


01 de maio de 2024
Incubadora Tecnológica está com inscrições abertas para novos projetos
Egresso

Incubadora Tecnológica está com inscrições abertas para novos projetos


24 de janeiro de 2017
Skip to content