15 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Repórter da Revista Ela palestra sobre comportamento e moda para estudantes da UNIFEBE

Marcia Disitzer conversou com os acadêmicos de Design de Moda nesta quarta-feira (10)

A jornalista de moda e repórter da Revista ELA do Jornal O Globo, Marcia Disitzer, esteve nesta quarta-feira (10), em Brusque para ministrar uma palestra aos acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE. Em sua fala aos estudantes da área, Marcia abordou o comportamento humano e as transições culturais pela ótica da moda e da beleza.

Em uma fala descontraída sobre o tema, a jornalista de Moda apresentou as transformações do vestuário, dos hábitos e costumes das pessoas e das formas de comunicação ao longo do tempo. Além de apresentar um fragmento do seu novo livro “Pequeno almanaque da beleza”, a autora aproximou os estudantes do jornalismo de moda ao relatar suas experiências na área.

“Foi incrível ver a Marcia compartilhar conosco todo seu conhecimento e paixão pela área, principalmente no que se refere ao jornalismo de moda, em especial de revista, que não é tão comum aqui na nossa região. A palestra foi muito instigante e de muita relevância para a nossa formação”, comentou a acadêmica da 1ª fase, Tainá Floriani.

A coordenadora de Design de Moda, professora Jô Rosa, destaca que a relação entre moda, comunicação e jornalismo é intrínseca e profundamente interligada, com cada elemento influenciando e moldando os outros de maneiras significativas. “O jornalismo desempenha um papel crucial na cobertura, análise e disseminação de informações sobre moda. Revistas, jornais, sites e blogs especializados em moda fornecem notícias sobre tendências, entrevistas com designers, cobertura de desfiles de moda, análises de estilo e dicas de moda. Eles não apenas informam o público sobre o que está acontecendo na indústria da moda, mas também ajudam a moldar opiniões e influenciar as preferências dos consumidores.  O jornalismo de moda também desempenha um papel crítico na análise e na crítica da indústria da moda. Jornalistas especializados em moda examinam questões como ética e sustentabilidade na produção de roupas, representação e diversidade na passarela e nas campanhas publicitárias, e o impacto da indústria da moda no meio ambiente e na sociedade. Eles levantam questões importantes e provocam discussões que podem levar a mudanças positivas na indústria”, ressalta a professora Jô Rosa.

A palestrante

Marcia Disitzer é autora dos livros “A Moda Como Ela É”, ao lado de Silvia Vieira, ghost writing em “Delícia Receber Por Lenny Niemeyer”, autora de “Um Mergulho no Rio – 100 anos de moda e comportamento na praia carioca”, “Como usar o WhatsApp a seu favor”, ao lado de Bruno Chateaubriand, “Potência Popular Carioca” e “Pequeno Almanaque da Beleza”. Atualmente, é repórter da Revista ELA do jornal O Globo e é roteirista e idealizadora do documentário dirigido por Susanna Lira, “Para os que ficam” (Globoplay).

Professor da Unifebe apresenta artigo em Goiânia

14 de setembro de 2006
2º Resultado do Processo Seletivo Especial Unifebe para Ingresso em 2009/1

19 de janeiro de 2009