Duas palestras complementaram a preparação dos acadêmicos da 7.ª fase do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE, na expectativa pela atuação em escolas do ensino médio de Brusque e região. As atividades são previstas como parte do componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado em Língua Inglesa.
Na primeira formação, realizada no fim de julho pelo o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, os acadêmicos puderam conhecer mais sobre a estrutura e sistematização do Novo Ensino Médio, que começou a ser aplicado em 2022 e tem atualizações previstas para 2025.
Outro tema abordado, em agosto, foi sobre a atuação na Educação para Jovens e Adultos (EJA), detalhado pela diretora do Centro de Educação para Jovens e Adultos de Brusque (CEJA), professora Francine Eccel.
Na avaliação da acadêmica da 7.ª fase do curso de Letras – Inglês, Samara de Abranjo, a preparação foi importante, sobretudo a abordagem voltada ao Ensino Médio. “Trouxe-nos informações importantes, que serão fundamentais na preparação das nossas aulas de estágio. Neste semestre e no próximo, teremos a oportunidade de aplicar esse conhecimento nas turmas do ensino médio, o que vai contribuir bastante para nossa formação”, afirma.
Conforme a coordenadora do Estágio, professora Fabiana Boos, a atuação no campo de estágio possibilita a atuação em todos os níveis da educação básica. “É preciso conhecer os contextos para desenvolver estratégias apropriadas para engajar os alunos, tornando o aprendizado do inglês significativo e relevante para suas vidas”, descreve.
A coordenadora do Curso de Letras – Inglês, professora Rosana Paza, salienta o papel da atividade obrigatória para os cursos de Licenciatura. Segundo ela, a atividade é relevante para os futuros profissionais e promove a preparação dos futuros profissionais.
“Essa prática é necessária para haver uma reflexão e uma articulação entre a teoria e a prática pedagógica. No Ensino Médio, o estágio pode influenciar gradativamente o pensamento do estagiário, preparando-o para lidar com a realidade em sala de aula de forma mais clara em relação às ações desenvolvidas”, indica.