Acadêmicos da UNIFEBE que trabalharem nas eleições de 2026 em Brusque poderão receber certificação de horas de atividades extracurriculares. O convênio, com validade de cinco anos, foi celebrado entre a instituição e a 86.ª Zona Eleitoral – Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Os chamados trabalhos eleitorais compreendem as funções de mesário, apurador, delegado de prédio, auxiliar de secretaria, motorista, e auxiliar de serviço eleitoral.
A função de mesário é dividida em presidente de mesa, secretário, primeiro mesário, segundo mesário e volante. Entre as atividades, estão: montagem do ambiente de votação, emissão do relatório inicial da urna (zerésima), identificação e habilitação dos eleitores para a votação e justificativa, registros em ata, encerramento da votação, gravação da mídia de resultado (MR), emissão e afixação no local dos boletins de urna (BU), desmontagem da seção, armazenamento da urna e lacração dos envelopes oficiais com mídias e documento, entre outras.
Para a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, o convênio é mais um reconhecimento do poder público sobre a relevância da instituição. “Mais uma vez, a UNIFEBE vai ao encontro da comunidade, como faz em tantas ações e tantos projetos. Dessa vez, por meio de um acordo com a 86ª Zona Eleitoral, nossos acadêmicos poderão expandir suas atividades como cidadãos, contribuindo para a organização do processo democrático.”
A validação de horas extracurriculares por meio dos trabalhos eleitorais une dois aspectos importantes na formação acadêmica, conforme relata a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva. “Na prática, teremos três oportunidades no período do convênio que celebramos: nas eleições de 2026, 2028 e 2030. Em cada uma delas, há opções para o exercício das horas extracurriculares, e de uma forma qualificada, com promoção do crescimento de todas as partes envolvidas.”
“É a UNIFEBE atenta a uma demanda de todo acadêmico que quer enriquecer sua formação. Com atividade enriquecedora, interdisciplinar, prática, de contato com a comunidade, dentro da carga de horas complementares, com contribuição social. E o convênio atende a esses critérios, com mais uma oportunidade aos nossos estudantes”, completa o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.
Certificações de horas por função
- Mesário: certificação de 10 horas;
- Apurador: certificação de 4 horas;
- Delegado de Prédio: certificação de 13 horas;
- Auxiliar de Secretaria: certificação de 6 horas;
- Motorista: certificação de 8 horas;
- Auxiliar de Serviço Eleitoral: certificação de 8 horas.
Projeto de extensão
O convênio também inclui, como projeto de extensão, o serviço de acadêmicos bolsistas do Estado de Santa Catarina como “mesários universitários”. As atividades compreendem o treinamento e a participação no primeiro e, se houver, no segundo turno das eleições. No total, os bolsistas terão contabilizadas 20 horas de atividade de extensão.
Essas horas não poderão ser acumuladas com as horas extracurriculares contabilizadas nos trabalhos eleitorais convencionais.
Exceções
Acadêmicos da UNIFEBE poderão se inscrever para as atividades, mas há exceções previstas no convênio. Não podem participar acadêmicos que sejam:
- candidatos ou parentes de candidatos, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge;
- membros dos diretórios dos partidos políticos que exerçam função executiva;
- autoridades e agentes policiais;
- servidores no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo;
- servidores que pertençam ao serviço eleitoral;
- eleitores menores de 18 anos.