09 de novembro de 2009

Acadêmicos da Unifebe prestaram prova do Enade

Cerca de 670 acadêmicos da Unifebe – Centro Universitário de Brusque prestaram a prova do Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, no último domingo, 8 de outubro. De acordo com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais de 1 milhão de estudantes realizaram a prova, em 997 cidades brasileiras.

Para o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, o processo de realização das provas do Enade ocorreu com tranqüilidade, havendo apenas registros de casos isolados que não comprometeram o objetivo do exame.

Em relação ao nível de dificuldade da prova as opiniões são diversas. A concluinte do curso de Design de Moda da Unifebe, Andressa Santos Faria, comenta: "Não achei a prova muito difícil. Tiveram algumas questões técnicas e operacionais, mas no geral o nível estava bastante acessível".

Já a concluinte de Direito, Pâmela Daiane Müller, comenta que a prova não estava difícil, mas bastante cansativa. "O que eu percebi é que a abordagem das questões era diferente. Conseguíamos captar o enunciado, mas não de forma clara, o que fez da prova uma tarefa cansativa. Mas a prova em si não foi difícil", acrescenta.

Se para uns a prova foi sinônimo de nervosismo e expectativa, para outros correspondeu a uma oportunidade para avaliar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Para a concluinte de Administração, Heloise Garcia, foi necessária muita atenção para realizar a prova, pois o enunciado de algumas questões davam duplo sentindo. Porém, para ela, independente do resultado, este momento foi fundamental para rever alguns assuntos abordados no início do curso e avaliar seu desempenho.

O Enade 2009 foi aplicado a estudantes ingressantes e concluintes das áreas: graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e ainda dos cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais. Dentro dessas áreas, foram avaliados estudantes de 7.080 cursos, de 1.807 diferentes instituições.

Fonte: INEP

Texto: Natália Uriarte Vieira/ Fotos: Lisiane Moraes

Composê Escritório de Moda e Vestuário da UNIFEBE auxilia empresa Portallar a melhorar processo produtivo
Universidade Comunitária