notícias colégio
Notícias
27 de maio de 2015

Acadêmicos de Direito debatem proposta de redução da maioridade penal

Na noite de sexta-feira, 22 de maio, os acadêmicos da 3ª fase do Curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE entraram no debate sobre a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/1993, que propõe a modificação do artigo 228 da Constituição Federal com a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

A discussão foi realizada na disciplina de Direito Constitucional, ministrada pelo Professor Elton Rodrigo Riffel. “Além do relevante interesse social em torno da temática, existe uma grande discussão sobre a constitucionalidade ou não da proposta, relacionando-se diretamente a disciplina. Assim a UNIFEBE cumpre importante papel de relacionar conhecimentos teóricos e práticos”, afirma.

Para os defensores da proposta, a PEC atende aos anseios da maioria da opinião da população brasileira que clama por melhores condições de segurança pública, sustentando que tal medida iria ajudar a prevenir a criminalidade. Além disso, os defensores da redução da maioridade penal sustentam que o artigo 228 da Constituição não poderia ser considerado uma cláusula pétrea, porquanto não está inserida no rol de direitos fundamentais do artigo 5°, que não podem ser abolidos do texto.

Já para os que sustentam a inviabilidade da proposição entendem que nem todas as garantias fundamentais estão previstas exclusivamente no artigo 5° da Constituição, mas espalhadas ao longo de todo o texto constitucional, de maneira que o artigo 228 seria sim considerado uma cláusula pétrea.

Além disso, os contrários a redução ponderam que os adolescentes são muito mais vítimas do que autores de violência, sendo que dos 21 milhões de adolescentes que vivem no Brasil, apenas 0,013% cometeu atos contra a vida e que a reduzir a maioridade penal é mudar o foco do problema da criminalidade que se resolve com a melhoria das condições sociais e acesso à educação.

Para a acadêmica Heloísa Maria Aléssio, que participou do debate, a PEC não vem com o objetivo de solucionar sozinha o problema da criminalidade. “Mas, é uma medida urgente e necessária para combater a impunidade. Sem punição, é impossível impor limites a quem opta pela delinquência desde cedo”, afirma.
Já a acadêmica Gabriela Gomes Reis é contrária a redução da maioridade penal. “O poder público deve focar seus investimentos nas instituições de ressocialização já existentes. Inserir os jovens no mesmo ambiente dos demais criminosos só agravaria a situação, em face da falência do sistema prisional brasileiro”, considera.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Divulgação
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Bingo dos 100 anos do Vovô do Futebol acontece dia 11

Bingo dos 100 anos do Vovô do Futebol acontece dia 11


28 de junho de 2013
Aula Magna de Direito marca início do semestre letivo

Aula Magna de Direito marca início do semestre letivo


06 de março de 2008
UNIFEBE mobiliza cerca de 900 estudantes no Dia do Desafio

UNIFEBE mobiliza cerca de 900 estudantes no Dia do Desafio


31 de maio de 2012
Skip to content