09 de fevereiro de 2015

Acadêmicos de Direito embarcam para intercâmbio na Universidade do Porto

Conhecer novos lugares, diferentes culturas, aumentar a rede de contatos e adquirir mais experiência. Por esses e outros motivos, os acadêmicos de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Lidia Isabel Lira (27) e Thiago Mello Vieira (20), não veem a hora de chegar a Portugal e começar o intercâmbio de seis meses na Universidade do Porto. A oportunidade é fruto de um convênio firmado entre as duas instituições de ensino.

Para Lidia, estudante da 9ª fase, viajar é uma palavra que sempre esteve cercada de encantamento, ainda mais quando atrelada ao conhecimento. “Penso que essa é uma oportunidade ímpar. A parceria com a Universidade do Porto é fundamental e prova que a UNIFEBE acredita na internacionalização. A expectativa para a viagem está grande por tudo o que irei passar, em especial, pelos novos conhecimentos e o diferencial acadêmico que o intercâmbio me proporcionará”, afirma.

Thiago, 7ª fase, demonstra o mesmo entusiasmo da colega de curso. “Desde o começo do ano passado, eu já procurava expandir meus horizontes na área do Direito Internacional. Assim, procurei as maneiras mais acessíveis. Com o convênio da UNIFEBE, vi minha oportunidade”, afirma.

O estudante embarcou na segunda-feira, 9. Lidia segue para Portugal no sábado, 14. As aulas na Universidade do Porto começam no dia 16 de fevereiro.

Formação

Lidia, que também é egressa do curso de Letras da UNIFEBE, espera que os seis meses de estudo ajudem a fortalecer seu currículo profissional. “Será uma oportunidade maior de recolocação no mercado de trabalho. Espero trazer e compartilhar muitas experiências vivenciadas, como a adaptação, o cotidiano acadêmico, a autonomia e o comparativo que normalmente se faz entre a “nossa” cultura e a cultura do “outro””, diz.

Para Thiago, o intercâmbio será um grande aliado, inclusive, no momento de começar um curso de especialização. “Pedi orientação do coordenador do curso, professor José Carlos Schmitz, sobre matérias que fizessem o diferencial no meu conhecimento, com o intuito de mais além, quem sabe, iniciar uma especialização”, conta.

Convênio

O acordo de cooperação com a Universidade do Porto foi assinado em 2014. O objetivo da parceria é estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas universidades, em áreas de interesse comum. O acordo prevê o intercâmbio de estudantes e docentes das duas instituições, visando qualificação acadêmica e profissional.

“O aluno pode estudar de 6 a 12 meses, isento das mensalidades tanto na universidade de origem quanto na de destino. Durante o período, serão acompanhados pelas duas universidades no desenvolvimento de seus estudos e pesquisas”, explica a relações internacionais da UNIFEBE, Ana Paula Bonatelli.

Segundo Ana Paula, uma experiência internacional possibilita o desenvolvimento de competências internacionais e interculturais. “É uma oportunidade para que eles apreciem e respeitem diferentes culturas e se adaptem melhor às situações desafiadoras e de mudança. Hoje, no mundo corporativo, os empregadores consideram a experiência internacional para o recrutamento”, diz.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br