18 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Direito visitam Justiça Federal, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Estudantes estiveram em Florianópolis acompanhados pelas professoras do curso

Os acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foram a Florianópolis para conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da Justiça Federal, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A atividade foi desenvolvida nos componentes curriculares de Prática Jurídica Níveis I, III e V, ministrados pelas professoras Adriana Bina da Silveira, Raquel Schoning e Schirleni Ristow.

As visitas

Logo na primeira parada, na Assembleia Legislativa, os estudantes puderam participar de uma palestra sobre todo processo legislativo, desde a tramitação de um projeto de lei, destinação às três comissões especiais, até que seja novamente submetido à plenária para a votação e encaminhamento ao governador do estado para veto ou sanção. Durante a visita guiada, os acadêmicos também conheceram a estrutura interna da Alesc, passando pelos gabinetes dos deputados.

No Tribunal de Justiça de Santa Cataria os estudantes visitaram o Museu do TJ e foram ao Tribunal Pleno, local em que se reúnem todos os desembargadores para decisões administrativas e especiais. Lá também tiveram uma palestra sobre o funcionamento do TJ de Santa Catarina e, em seguida, puderam assistir às sessões de julgamento nas câmaras criminais e de direito comercial. Na ocasião foram recebidos por desembargadores que explicaram o julgamento para os alunos e professores presentes, inclusive dando a oportunidade de os acadêmicos se manifestarem com questionamentos.

Por fim, os acadêmicos da UNIFEBE visitaram a sede da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), onde foram recebidos pela diretora do Foro da Seção Judiciária, juíza federal Erika Giovanini Reupke, e pela juíza federal Micheli Polippo, da 7ª Vara Federal da Capital. No local, conheceram as instalações das turmas locais do Tribunal Regional Federal da 4ª.

A acadêmica da 9ª fase, Laisa Gabriele Gums, foi uma das estudantes que participou da atividade. “As visitas técnicas foram de grande contribuição para a minha vida profissional, pois é muito importante conhecer de perto o funcionamento das carreiras da área do direito. Desse modo, visualizamos na prática as possibilidades de atuação que teremos logo após a nossa formação”, comenta a estudante.

A coordenadora do curso de Direito da UNIFEBE, professora Anna Lúcia Martins Mattoso, destaca que as visitas integram o cronograma programático do curso. “Ao longo da Graduação buscamos permitir que os estudantes conheçam todas as esferas em que o Direito se faz presente. Assim, ele se reconhece em determinada área e também é preparado para todas as possibilidades. Além disso, a recepção dos desembargadores, juízes e deputados elucida o prestígio do nosso curso perante todo o estado”, enfatiza a professora.

Confira as fotos da visita:

Acadêmicos de Engenharia Civil conhecem os bastidores da Ponte Hercílio Luz
Viagem de estudos

Acadêmicos de Engenharia Civil conhecem os bastidores da Ponte Hercílio Luz

22 de maio de 2017
Projeto Brincação promove mais um curso

27 de junho de 2007
Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe comemora 14 anos