notícias colégio
Notícias
02 de outubro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia da UNIFEBE realizam ações durante Corrida RVB Malhas

Atividades de preparação, recuperação e staff foram oferecidas durante a programação

As diferentes modalidades da Corrida RVB Malhas tiveram o apoio de diferentes acadêmicos da UNIFEBE em ações de staff e prestação de serviços aos corredores. No caso dos acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia, a prova foi uma possiblidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.

As atuações durante a programação foram variadas e atenderam, além de corredores, crianças, jovens, adultos e idosos que acompanharam a concentração para a prova. No caso do curso de Educação Física, a participação fez parte do componente curricular Prática Como Componente Curricular (PCC) 2023.2.

Entre os serviços prestados estiveram a aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, apresentação de peças anatômicas, como coração, cérebro, sistema ósseo, sistemas articular e muscular, verificação da saturação de oxigênio e avaliação física.

Eles também elaboraram atividades recreativas, como cama elástica, pintura facial, cabelo maluco e escultura de balão, assim como participaram da equipe de staff no percurso, chegada e entrega de medalhas de participação. Já no caso dos acadêmicos de Fisioterapia, as atividades contemplaram orientações quanto a alongamento e massagem nos participantes.

O coordenador do curso de Educação Física, professor João Derli destaca o alcance do trabalho durante o evento. “Atendemos um número expressivo nas atividades com crianças, acompanhadas de seus pais, assim como nas atividades de atendimento de saúde, voltadas para corredores e acompanhantes durante toda a corrida”, descreve o professor.

Público diverso
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, a professora Leilane Marcos acredita que a participação em eventos do porte da corrida seja uma oportunidade relevante para que os acadêmicos tenham contato com a área desportiva. Para ela, as buscas pelos serviços oferecidos também representam um reconhecimento.

“A participação da Fisioterapia se destaca, mais uma vez, pelo número grande de participantes que buscaram o atendimento da fisioterapia, até por reconhecerem a importância dos atendimentos após uma atividade física”.

Segundo o professor do curso de Fisioterapia, Anderson Savaris Ribas, o uso dos chamados recursos terapêuticos manuais durante a atuação foi uma boa oportunidade para os acadêmicos praticarem com um público e diverso.

As atividades contaram com massagem rápida, liberação miofascial, alongamento e relaxamento. A estratégia de aplicação, indica o professor, pode ter diferentes frentes. No caso da aplicação após a corrida gera relaxamento, melhora da circulação, flexibilidade e no chamado “desaquecimento do organismo”.

“É extremamente importante para os nossos alunos participarem da ação por eles terem tido contato direto com a uma população tão heterogênea, com corpos diferentes, sexos diferentes, idades diferentes, condicionamentos físicos diferentes, com condições pontuais a serem atendidas e esse aluno entender o que vai acontecer no nosso ambiente diário e não somente aquelas situações hipotéticas da sala de aula. É uma forma de acabar vivenciando aqueles elementos que são hipotéticos em sala de aula”, pontua.

Conhecimento na prática
De acordo com o professor do curso de Educação Física, André Braz, a Prática como Componente Curricular tem um papel crucial na formação dos acadêmicos. Ele destaca a contribuição no desenvolvimento de habilidades e competências que serão necessárias durante o exercício da profissão, com características da atividade.

“Ela não se limita a uma mera atividade extracurricular ou se confunde com um estágio, mas é uma parte integral do currículo de formação estipulada pelo MEC e projetada para alcançar objetivos específicos. As PCCs são atividades práticas que envolvem um trabalho consciente e construído após exaustivas discussões e análises dos professores responsáveis pelo componente curricular”, descreve.

A possibilidade de participar de diversas atividades durante o evento é ressaltada pelo acadêmico Bruno da Silva Albino, da 2ª fase do curso de Educação Física. Ao longo do dia, ele fez a apresentação de peças anatômicas, aferiu glicemia e pressão arterial do público.

O evento não foi o primeiro que ele pôde participar e, na avaliação do acadêmico, foi uma ótima oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Outro ponto ressaltado pelo acadêmico é a possibilidade de interação com possíveis futuros alunos.

“A cada vez que participei tive a oportunidade de atuar em mais áreas, aprendendo mais. Com conteúdos novos do curso também conseguimos pôr mais os conhecimentos em prática”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE forma equipe para competir no Reuni Challenge 2023
UNIFEBE

UNIFEBE forma equipe para competir no Reuni Challenge 2023


28 de julho de 2023
Processo Seletivo Técnico-Administrativo: Auxiliar Técnico de Informática I

Processo Seletivo Técnico-Administrativo: Auxiliar Técnico de Informática I


13 de fevereiro de 2009
Eventos da Semana – De 17 a 21 de dezembro

Eventos da Semana – De 17 a 21 de dezembro


12 de dezembro de 2012
Skip to content