notícias colégio
Notícias
17 de novembro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Acadêmicos de Educação Física realizam atividades com alunos de escolas de Brusque

Objetivo do projeto foi a promoção da qualidade de vida dos estudantes da rede básica de ensino

Estimular e promover a adoção de um estilo de vida ativo e saudável nos estudantes de duas escolas de Brusque foi o objetivo dos acadêmicos de Educação Física da UNIFEBE no projeto da Curricularização da Extensão neste semestre. Eles visitaram os educandários a fim de levantar dados e alinhar as ações a serem aplicadas e o resultado foi o desenvolvimento de atividades, que podem contribuir para a qualidade de vida dos alunos e serviram para evidenciar aos acadêmicos as diversas áreas que podem ser abordadas no curso. O projeto foi aplicado na Escola de Educação Básica Padre Lux e na Escola Governador Ivo Silveira.

Os acadêmicos realizaram atividades com os alunos como a iniciação da capoeira, “zerinho”, prática em que o participante tem que passar por uma corda que gira sem poder encostá-la, testes físicos e uma apresentação de patinação artística. Coordenador do curso, o professor João Derli de Souza Santos, ressaltou que a proposta curricular da Rede Estadual de Ensino, segue orientação teórica na perspectiva sociocultural, que se aproxima da missão e visão da UNIFEBE. “O objetivo é desenvolver seres humanos comprometidos com a qualidade de vida e atuar na produção e difusão do conhecimento para o bem comum, que nesta parceria irão realizar ações que vêm ao encontro de projetos que as unidades escolares concordaram em realizar. Ao longo dos anos, já foram realizadas várias ações como essa em parceria com o curso de Educação Física”, revela o professor João.

Acadêmico da 2ª fase, Lucas Guilherme Bung enxerga na Curricularização da Extensão deste semestre uma oportunidade de mostrar diferentes atividades na área. “Participamos de algumas atividades como palestras e apresentações a fim de nos prepararmos para desenvolver o projeto. Pude perceber nossa evolução como acadêmicos, na nossa postura, ética e conhecimento. Acredito que conseguimos implantar um certo desejo dentro de cada estudante para que mais tarde, possam se aprofundar nas áreas do curso”, celebra Lucas.

Professora de Educação Física da Escola de Educação Básica Padre Lux, Simone de Souza Padilha valoriza a importância da parceria da instituição com a UNIFEBE. “Atividades como essas realizadas na escola são momentos diferenciados. É muito gratificante poder compartilhar desses momentos e também realizar esse intercâmbio de conhecimento com os acadêmicos, que trazem ideias novas que agregam à educação básica de forma geral. Como egressa da UNIFEBE, pude perceber o quanto o curso vem crescendo”, elogia a professora.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 1ª e 3ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação e de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante contribui com a comunidade por meio de atividades relacionadas à sua formação universitária, oportunizando assim um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Novo NPJ da UNIFEBE será inaugurado nesta quinta-feira

Novo NPJ da UNIFEBE será inaugurado nesta quinta-feira


08 de setembro de 2015
Bancas – Sistemas de Informação 2016/2
Serviço

Bancas – Sistemas de Informação 2016/2


09 de dezembro de 2016
Calouros da Unifebe plantam árvores na Instituição

Calouros da Unifebe plantam árvores na Instituição


26 de agosto de 2009
Skip to content