14 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Engenharia Civil da UNIFEBE participam de visita técnica e aprendem sobre gestão ambiental na construção civil

Estudantes visitaram o condomínio RiverSide Residence, em Brusque.

Com o intuito de conhecer a gestão de materiais utilizados na obra de um edifício, observar o armazenamento em canteiro de obra e a destinação de resíduos, os acadêmicos das 7ª e 9ª fases de Engenharia Civil da UNIFEBE visitaram o condomínio RiverSide Residence, da CRF Construtora, em Brusque. A visita técnica foi realizada na disciplina de Gestão Ambiental, ministrada pela professora Tamily Roedel, e possibilitou que os estudantes relacionassem as medidas utilizadas para minimizar os impactos ambientais da obra e as ações adotadas para gerenciamento de resíduos de construção e demolição.

O acadêmico Luiz Eduardo Martini Rissi mediou o contato e agendamento da visita técnica. Segundo ele, por meio da visita foi possível entender qual era a destinação dos Resíduos de Construção Civil – RCC, como madeira, restos de concreto e ferro. “A visita nos proporcionou entender sobre gestão de obras e qualidade, reconhecer os resíduos da construção e demolição- RCD, associar a prática e a teoria e visualizar a execução de um projeto in loco. Com certeza a visita foi muito produtiva”, complementa o estudante.

A obra

O RiverSide Residence é um condomínio de edifícios residenciais, que começou a ser construído em 2010, pela CRF Construtora, no Centro de Brusque. Nele estão ao todo os edifícios Tâmisa e Sena, e em construção o edifício Douro, todos os nomes homenageando rios europeus.

Alexandre Venturelli é o engenheiro civil da CRF Construtora e acompanhou a visita técnica dos estudantes. “A visita técnica foi bem produtiva, a turma se mostrou bem interessada, fizeram muitos questionamentos. Na minha opinião é muito importante a interação entre os alunos e a obra, este tipo de ação só enriquece o conhecimento de todos os envolvidos. A CRF agradece à UNIFEBE e está à disposição sempre que precisar”, destaca Alexandre.

Para a professora da disciplina, as visitas técnicas enriquecem o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. “O mercado de trabalho tem esperado que os engenheiros civis saibam mais que projetar e executar uma obra, mas que também estejam cientes da contribuição deles para o futuro do planeta. Esse é o intuito da visita técnica na disciplina de Gestão Ambiental, fazê-los enxergar a importância dessa consciência ao criar e desenvolver um projeto”, enaltece a professora.

Os acadêmicos também puderam visitar a construção, observando a fundação, a construção da laje, moldes, pilares e vigas, conteúdos aprendidos em sala de aula e vistos na prática.

Confira as fotos da visita técnica:

UNIFEBE participa de eventos sobre sustentabilidade

09 de dezembro de 2013
Receita Federal realiza webconferência na Unifebe