notícias colégio
Notícias
06 de junho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE propõem melhorias para Lar Menino Deus

Ação fez parte da Curricularização da Extensão dos cursos

Soluções que pudessem gerar melhoria de vida aos moradores e trabalhadores do Lar Menino Deus, em Brusque, foram o foco dos programas Conecta, do curso de Engenharia de Produção e o Hands-On, do curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE. Os projetos envolveram desde o desenvolvimento de equipamentos até mudanças no imóvel onde a entidade sem fins lucrativos atua.

As propostas foram desenvolvidas por acadêmicos de ambos os cursos durante um hackathon, organizado em parceria com o Sebrae. Os acadêmicos participantes puderam acompanhar a palestra Da ideia ao Sucesso, ministrada pelo consultor Fábio Nass. Os grupos contaram com o suporte e a mentoria de egressos dos cursos de Engenharia, além de agentes de inovação do Centro de Inovação de Brusque, 408Lab.
Como premiação, a empresa SKA, fornecedora de soluções CAD, disponibilizou um curso de Solidworks aos integrantes da equipe. Os participantes também participaram de treinamentos fornecidos pelo Sebrae.

Entre os acadêmicos que integraram o grupo vencedor, a acadêmica de engenharia de Produção, Natalia Lopes, acredita que a atividade foi uma forma de pôr os conhecimentos em prática por outra perspectiva. Para a atividade, o grupo desenvolveu um suporte de alimentação voltado para pacientes acamados, idosos com mobilidade reduzida e pessoas em reabilitação.

“Quando falamos em Engenharia, pensamos em indústrias, obras e outras coisas, mas é importante lembrar que podemos usar a engenharia para fazer o bem ao próximo e proporcionarmos- lhe uma maior qualidade de vida”, descreve.

Enfrentando problemas reais e solidariedade
Segundo o professor Julio Frantz, a ação visa conectar os acadêmicos com problemas reais, enfrentados diariamente pela organização parceira no projeto. Ele salienta o desenvolvimento e experiências gerados aos acadêmicos pela ação.

“Essa experiência é extremamente valiosa para os acadêmicos, pois evidencia o impacto social que um engenheiro pode ter na sociedade. Além disso, o projeto incentiva a criação de produtos e serviços em um campo que ainda necessita de diversas soluções, como os dispositivos de Tecnologia Assistiva”, indica.

A atividade, também, foi um momento para o exercício da solidariedade com os moradores do Lar Menino Deus. Uma campanha de arrecadação de alimentos entre os acadêmicos que apresentaram o pré-pitch conseguiu destinar 140 quilogramas de alimentos não perecíveis para a entidade. “A ideia era instigar neles o voluntariado, doação, incentivar que continuem a fazer isso, não só para o Lar, mas para outras entidades da cidade que precisam”, descreve o professor Rodrigo Blödorn.

Conforme o professor, a proposta do projeto possibilitou que os acadêmicos buscassem soluções que vão além das demandas tradicionais da metalomecânica, oferecendo soluções de engenharia para moradores com demandas específicas. A proposta, segundo o professor, estimulou o empreendedorismo e a busca por uma solução que saísse do senso comum ou itens já disponíveis no mercado.

O coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, professor Wallace Nóbrega Lopo, salienta o perfil da entidade atendida como um diferencial para a edição da dos programas de Curricularização da Extensão. “Foi uma experiência muito ímpar, pois pela primeira vez, o agente externo não foi uma indústria ou setor diretamente ligado a uma. Foi uma experiência emocionante para muitos dos alunos que, pela primeira vez, se depararam com situações com pessoas com demandas muito específicas”, descreve o coordenador. “Os projetos elaborados pelos acadêmicos, não visaram aumento de produção, de eficiência ou lucro financeiro, mas a ajuda, visando uma melhor qualidade de vida”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Comunicado – 2ª Etapa de seleção – Entrevista específica para vaga de Motorista

Comunicado – 2ª Etapa de seleção – Entrevista específica para vaga de Motorista


03 de novembro de 2010
Soroptimistas realizam ação de não violência contra a mulher na UNIFEBE

Soroptimistas realizam ação de não violência contra a mulher na UNIFEBE


26 de novembro de 2013
Ouvintes já podem se inscrever para prestigiar as apresentações das Bancas de TCC e Estágio
Destaque

Ouvintes já podem se inscrever para prestigiar as apresentações das Bancas de TCC e Estágio


22 de novembro de 2024
Skip to content