notícias colégio
Notícias
09 de julho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Letras-Inglês da UNIFEBE ministram aula durante Estágio Supervisionado

Atuação ocorreu em escolas de educação básica de Brusque e região

As atividades da segunda etapa do componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado em Língua Inglesa do Curso de Letras — Inglês da UNIFEBE, levou os acadêmicos da 6ª fase do curso à intervenção em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A atuação ocorreu em escolas de Brusque e região e contou com um período de diagnósticos das necessidades dos estudantes, desenvolvimento de projeto e a aplicação de uma aula simulada, na universidade.

No caso da acadêmica Vera Lucia Silva Miguel, a escolha foi pela escola do bairro Poço Fundo, onde reside. De acordo com ela, o estágio surpreendeu por ser uma experiência diferentes do que ela pensava. Apesar do nervosismo inicial, ela acredita que conseguiu superar os desafios e afirma que o resultado a deixou feliz com o desempenho atingido.

Para o trabalho, ela acompanhou as aulas do 9.º ano, antes de colocar os conhecimentos em sala de aula para ministrar aulas para o 1º e 7º anos. Segundo ela, o período de estágio foi agradável por possibilitar aplicar os conhecimentos em sala de aula e ter contato com crianças de diferentes idades.

“Essa experiência só me deixou ainda mais convicta de que, se conseguir meu objetivo da Graduação, vai ser com os mais pequeninos que amarei trabalhar”, projeta. “O estágio, com toda a certeza, vai agregar muito até o final de minha formação acadêmica, pois, a cada aula ministrada deixa claro o quanto que se aprende, não só se ensina”, detalha.

Troca de experiências
Orientados pelas professoras Fabiana Boos Vásquez e Suy Mey Schumacher Moresco, os acadêmicos participantes também compartilharam suas experiências nas escolas, em apresentação oral dos Portfólios de Estágio Supervisionado. A etapa é ressaltada pela professora Suy Mey, devido à possibilidade de compartilhamento de angústias, desafios e conquistas dos acadêmicos.

Já para a professora Fabiana Boos Vásquez, o registro vai muito além de uma forma de simplesmente registrar as atividades realizadas. “Os portfólios representam uma ferramenta auxiliar no processo de reflexão das investigações e intervenções realizadas pelos alunos, permitindo, ainda, aos professores orientadores, planejarem as atividades futuras”, indica.

Para a coordenadora do Curso de Letras-Inglês, professora Rosana Paza, além da obrigatoriedade, a etapa de Estágio Supervisionado tem papel importante no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. “Ele desempenha um papel crucial na formação profissional para consolidar as habilidades profissionais dos licenciados, unindo teoria e prática, para o desenvolvimento das competências inerentes ao exercício do magistério da língua inglesa na Educação Básica”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Brusque garante bronze na Copa do Brasil

Brusque garante bronze na Copa do Brasil


25 de maio de 2012
Unifebe emite ofício com esclarecimentos sobre o Estacionamento

Unifebe emite ofício com esclarecimentos sobre o Estacionamento


18 de março de 2010
Professora de Genética Humana visita laboratório Genolab
UNIFEBE

Professora de Genética Humana visita laboratório Genolab


21 de julho de 2014
Skip to content