14 de abril de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Letras-Inglês utilizam ferramenta de Inteligência Artificial para produção de poesias modernistas

Tecnologia aplicada pelos estudantes foi o ChatGPT

O ChatGPT, tecnologia que utiliza Inteligência Artificial (IA) para produzir textos com base em dados fornecidos e que vem sido muito repercutida nos últimos meses, foi utilizado por acadêmicos da 8ª fase do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE. O objetivo da atividade foi demonstrar aos estudantes como a inteligência artificial pode ser uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem. Eles utilizaram a ferramenta para estudar e produzir poesias modernistas na disciplina de Literatura Norte-americana II, conduzida pela professora Mariana Vicentini.

De acordo com a professora Mariana, o movimento serviu como complemento aos estudos da disciplina, que objetiva permitir a compreensão sobre o funcionamento e construção da poesia do período, com características como quebra da forma textual e experimentação linguística. “O primeiro exercício proposto aos estudantes foi escrever, em um documento, os pensamentos que lhes vinham à mente, sem utilizar pausa, pontuação ou elementos da gramática tradicional. Esse exercício é conhecido como escrita com base no fluxo de consciência, uma das características da poesia moderna. Em seguida, o ChatGPT adaptou o texto escrito pelos estudantes a um poema, que foi discutido e analisado”, detalha a docente.

Na sequência, os estudantes produziram poesias em parceria com a tecnologia. Eles escreviam um verso e o chat escrevia outro. Esse movimento serviu para mostrar como a ferramenta busca reproduzir o sentimento da linguagem humana, mas pode apagar subjetividades que só estão presentes na linguagem de cada indivíduo. Ainda, os estudantes puderam perceber como o ChatGPT pode levá-los a seguirem uma determinada linha de pensamento que não é aquela que estão querendo transmitir no momento.

Na etapa final, pediu-se que o ChatGPT analisasse os poemas produzidos pelos estudantes, indicando que características do modernismo. Nessa etapa, os acadêmicos puderam compreender, de forma dinâmica, características da poesia moderna estudadas anteriormente na disciplina. A aluna Bruna Franciele da Silva, afirma que a análise realizada pela tecnologia em sua poesia identificou diversas características do Modernismo de forma precisa. Já o acadêmico Jean Carlo Maccarini Fischer elogia a ferramenta. “Pode ser algo muito útil para pensarmos a produção textual. Além disso, pode ser utilizado em diferentes aparelhos, o que facilita seu uso no contexto escolar, por exemplo”.

A professora Mariana revela que por meio do uso do ChatGPT, foi possível comparar os poemas produzidos pelos estudantes com os de poetas modernos, indicando semelhanças e diferenças. Entretanto, ressalta que é importante lembrar que o Chat ainda é uma ferramenta baseada em algoritmos e não possui a subjetividade e a capacidade de interpretação que um ser humano tem.

“É uma ferramenta interativa e divertida. Como modelo de linguagem, pode ajudar os acadêmicos a aprimorar sua escrita, pois ao usar o chat, o aluno pode se divertir enquanto pratica a poesia, porém como já foi destacado pela professora da disciplina não substitui a criatividade humana”, conclui a professora Rosana Paza, coordenadora do curso.

Horário de verão começa neste domingo – 2009.1

16 de outubro de 2009