15 de junho de 2012

Acadêmicos de Moda desenvolvem looks sustentáveis

Pedaços de couro, caixa de leite, algodão, sacos de lixo, plástico e outros resíduos que teriam o lixo como destino transformaram-se em looks sustentáveis nas mãos dos acadêmicos da 5ª fase do curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Inspirados pelo documentário Lixo Extraordinário, o qual mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitário do mundo: o Jardim Garmacho, no Rio de janeiro, os alunos reutilizaram materiais em peças de roupas conceituais. Os looks estão expostos na instituição, campus Santa Terezinha, e podem ser conferidos até 1º de julho.

De acordo com a professora da disciplina Modelagem II, Vanessa Contesini, que propôs a exposição sustentável, o desafio foi lançado durante as aulas da disciplina. “A ideia principal foi desenvolver peças com materiais alternativos de sobras, menos de tecido, e desenvolver protótipos de acessórios com sobras de couro como complemento de criação”, afirma.

A acadêmica Cinara Kohler garante que com o trabalho percebeu o quanto os materiais descartados podem ser reutilizados em peças de moda mantendo um design atualizado e relacionado com propostas vanguardistas, contribuindo com o meio ambiente. “Como futuras designers de Moda precisamos pensar em como inserir nas empresas em que trabalhamos a sustentabilidade. Pedaços de couro que seriam desperdiçados, por exemplo, podem ser reutilizados em um detalhe no calçado. As empresas precisam ficar atentas a essa questão”, ressalta.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3211-7215.

Clique aqui para ver mais fotos

Texto e fotos: Suelen Cerbaro

Prefeitura de Guabiruba firma parceria com UNIFEBE para o desenvolvimento dos trajes da realeza da Festa da Integração
Universidade Comunitária