31 de maio de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Psicologia auxiliam alunos do Colégio UNIFEBE a montarem currículos estratégicos

Atividade envolveu todas as turmas do colégio

Elaborar um currículo objetivo e conciso pode ser um grande diferencial ao pleitear uma vaga de emprego. O documento é como um “cartão de visitas” do candidato e é por meio dele que seu perfil profissional é apresentado a empresas. Por isso, três acadêmicos de Psicologia da UNIFEBE estiveram no Colégio UNIFEBE trabalhando com os alunos de todas as séries a confecção de um currículo estratégico. A atividade foi orientada pela professora Aline Archer e contou com a participação dos acadêmicos Matheus Trindade, Bruna Melo e Beatriz Marquetti, da 7ª fase.

De acordo com a professora, o encontro foi um momento de capacitação tanto para os acadêmicos do curso como para os estudantes do colégio. “Esse tipo de formação é muito importante porque muitas vezes o currículo é a primeira porta de entrada do profissional na empresa. A depender da qualidade do documento, o profissional participa de outras etapas do processo seletivo”, sustenta.

A docente ainda reforça que o suporte psicológico ao adolescente em fase de inserção no mercado de trabalho, no contexto de conclusão de ensino médio e início de uma graduação, é importante que os jovens conheçam suas habilidades, aptidões e interesses.

O acadêmico Matheus Trindade explica que na atividade os alunos receberam cards para que eles montassem o próprio currículo. A partir dali, receberam orientação sobre como redigir o documento de forma estratégica, reorganizando as informações por relevância ou não dos dados. “A psicologia é uma área do conhecimento que produz muita teoria, porém, é na prática que nós conseguimos sentir na pele o que é ser psicólogo. A prática traz inúmeras responsabilidades e desafios que não necessariamente estão descritos em literatura. Projetos assim nos ajudam a levar esse conhecimento para além da sala de aula”, ressalta.

Psicóloga do Colégio UNIFEBE, a professora Luzia de Miranda Meurer considera que a atenção e o zelo pela elaboração de um currículo podem ser compreendidos como a porta de entrada para entrevistas e possíveis contratações. “Neste sentido, a contribuição do curso de Psicologia visa o despertar para a consciência dessa necessidade, uma vez que estes jovens estão em fase de entrado no mercado de trabalho”, conclui.

A atividade

Os alunos foram divididos em cinco grupos. Todos receberam uma folha em branco e os mais variados elementos que pudessem configurar a confecção de um currículo, em forma de cartão. Baseado em seu próprio conhecimento, os grupos tinham três minutos para posicionar os cartões sobre a folha, guiados pela questão: “o que deve ter no meu currículo?”. Após isso, os futuros psicólogos desenvolveram componentes fundamentais para um currículo eficaz. Durante essa exposição, os alunos foram constantemente instigados com tópicos que visavam justificar a finalidade de cada componente curricular. Na etapa seguinte, os alunos revisitaram as folhas montadas por eles mesmos e puderam fazer alterações.

Ao final da atividade, os jovens transitaram entre as folhas dos demais colegas e foram convidados a compartilhar os aprendizados adquiridos. O objetivo foi proporcionar um espaço de reflexão coletiva, já que todos se encontravam diante mesma demanda.

Instituição organiza concurso público da Prefeitura de Brusque
Concursos

Instituição organiza concurso público da Prefeitura de Brusque

03 de abril de 2018