27 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Psicologia orientam estudantes do Senac Ribeirão Preto sobre elaboração de currículos

Atividade integra o projeto Jovens Profissionais: Potencializando Currículos

Após identificar que um dos pilares da evasão escolar do ensino superior é relacionada à questão financeira, os acadêmicos de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Thiago Iluar Grott Januário e Milena Hostins realizaram em novembro, uma conversa virtual com os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Senac de Ribeirão Preto, São Paulo.

Por meio do projeto Jovens Profissionais: Potencializando Currículos, os estudantes apresentaram métodos para elaborar um currículo profissional eficiente, a fim de ampliar o conhecimento dos alunos do Ensino Médio e contribuir para sua inserção no mercado de trabalho.

“A orientação profissional e de gestão de pessoas é uma das áreas da Psicologia que aprendemos ao longo da Graduação. Auxiliar esses jovens por meio do projeto tem nos permitido desenvolver habilidades de comunicação, bem como lidar com diferentes cenários que podem ser apresentados no nosso futuro como profissionais, seja sobre orientar jovens em suas carreiras ou sobre identificar currículos de profissionais com o potencial para vaga que desejamos preencher”, explica o acadêmico Thiago Iluar Grott Januário.

As ações do projeto são orientadas pela professora Luzia Meurer, que elucida a importância de um bom currículo para identificar e realçar habilidades e experiências mais pertinentes à vaga almejada. “Ao fornecer orientação prática e direcionada aos jovens estamos preparando-os não apenas para alcançar suas metas profissionais imediatas, mas também para cultivar uma mentalidade estratégica que os acompanhará ao longo de suas trajetórias profissionais”, enfatiza a professora.

O projeto

Em outubro o projeto foi aplicado com os estudantes dos 3ºs anos do Colégio UNIFEBE. De acordo com a coordenadora de Psicologia da UNIFEBE, professora Andréia Martins, os projetos de extensão têm possibilitado aos acadêmicos do curso, explorar, além da sala de aula, as possibilidades de atuação profissional.

“Sob a supervisão e orientação dos professores, nossos estudantes podem se descobrir nessa ampla gama de especialidades que a Psicologia oferece. Identificar uma problemática real da sociedade e a partir dela, aplicar seus conhecimentos em prol do bem comum, é com certeza, um dos maiores pilares desses projetos”, complementa a coordenadora.

O projeto Jovens Profissionais: Potencializando Currículos nasceu a partir das ações realizadas pelos estudantes, com os calouros de Administração, durante o Estágio Básico III. A palestra com o Senac de Ribeirão Preto, marcou a última atividade do projeto.

UNIFEBE anuncia ampliação do Campus

13 de dezembro de 2012