notícias colégio
Notícias
11 de outubro de 2023

Acadêmicos de Psicologia realizam intervenções voltadas à valorização da vida com servidores públicos nas Unidades Básicas de Saúde

Atividades foram desenvolvidas por estudantes da 6ª e 8ª fase

A partir de dinâmicas sobre a jornada da vida e das relações interpessoais, os acadêmicos de Psicologia levaram os servidores públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) a refletirem sobre sua saúde mental. Em sete Unidades Básicas de Saúde do município e nos Centros de Atenção Psicossocial, os estudantes da 6ª e 8ª fase do curso, orientados pelos professores André Thieme, Simoni Urnau Bonfiglio e Gustavo Angeli, realizaram uma série de intervenções voltadas à valorização da vida e prevenção ao suicídio. As atividades foram desenvolvidas por meio da Curricularização da Extensão do curso, em parceria com a Coordenação de Saúde Mental de Brusque, durante a campanha Setembro Amarelo.

O grupo da acadêmica da 8ª fase, Luciana Genehr, esteve no dia 27 de setembro, no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi). Lá, os estudantes aplicaram seus conhecimentos com o objetivo de contribuir para a prevenção da vida dos servidores. Além do Capsi, as equipes aplicaram as ações no CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas, no Centro de Atenção Psicossocial – Caps 2, e nas UBSs dos bairros Águas Claras, Planalto, São Pedro, Maluche, Dom Joaquim, Limeira e São Luiz.

“É nessa interação com a comunidade que percebemos os desafios do desenvolvimento social e nos sensibilizamos acerca de nossa responsabilidade como agentes propagadores de conhecimento e de consciência social. Com isso, a UNIFEBE nos proporcionou uma relevante experiência de contato social, de promoção de medidas de saúde mental e de desenvolvimento de nossas habilidades profissionais”, destaca Luciana.

A importância da atuação do psicólogo no Sistema Único de Saúde é um dos intuitos das atividades desenvolvidas pelo curso na Curricularização da Extensão. “Essas ações marcam oficialmente a parceria entre o curso de Psicologia da UNIFEBE e a Coordenação de Saúde Mental de Brusque que, inclusive, abre portas para novas atividades e até campos de estágio que estão atrelados ao que estamos implantando”, comenta o coordenador da Curricularização da Extensão de Psicologia, professor André Thieme.

Ações em conjunto

Esta é apenas uma das ações que o curso tem desenvolvido em parceria com o poder público. Além das dinâmicas, os estudantes estão aplicando pesquisas com os servidores, para melhorar a saúde mental de quem atua na área da saúde pública. “Os impactos dessas atividades não vão se limitar somente ao aumento da qualidade de vida desses trabalhadores, mas melhorará a produtividade, o comprometimento e, consequentemente, o atendimento à população”, ressalta a coordenadora municipal de Saúde Mental, Inajá Gonçalves de Araújo.

Curricularização da Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar. “Essas parcerias evidenciam as possibilidades de atuação profissional e os campos de intervenção que nossos estudantes podem experimentar ao longo da Graduação, tudo isso amparados por professores e profissionais da área”, evidencia a coordenadora do curso, professora Andréia Martins.

Por meio dessas vivências e problemáticas reais da sociedade, a Curricularização da Extensão visa proporcionar essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral. “É esse integrar que transforma o aprendizado e torna possível que ele seja aplicado pelos nossos estudantes em diversas iniciativas em prol da sociedade”, conclui o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

6.ª edição do Programa Nascer investirá até R$ 220 mil para transformar ideia inovadora em negócio
Destaque

6.ª edição do Programa Nascer investirá até R$ 220 mil para transformar ideia inovadora em negócio


13 de junho de 2025
DCE da Unifebe promove Festa Junina

DCE da Unifebe promove Festa Junina


15 de junho de 2007
Professores da UNIFEBE conquistam título de doutorado

Professores da UNIFEBE conquistam título de doutorado


04 de abril de 2012
Skip to content