09 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Psicologia realizam treinamento com empresas da região com foco nos fatores psicossociais e prevenção ao assédio nas organizações

Atividade integrou as ações do Estágio Supervisionado do curso

Mais de 200 colaboradores de diversos setores de quatro empresas da região participaram dos treinamentos promovidos pelos acadêmicos de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). As ações com foco na prevenção de riscos psicossociais e assédio nas organizações foram aplicadas entre setembro e outubro, no Estágio Supervisionado IV, sob a orientação da professora Suelen Frainer, do componente curricular Psicologia das Organizações e do Trabalho.

Nas intervenções, os estudantes trabalharam com líderes, colaboradores das áreas administrativas, da produção industrial e até membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – CIPA, em como a psicologia pode contribuir com a prevenção ao assédio moral no trabalho, qual o papel do processo de treinamento para o desenvolvimento de uma organização saudável e como promover uma cultura de prevenção a riscos psicossociais dentro da organização.

Antes de aplicar os treinamentos, os acadêmicos estiveram nas empresas para preparar o diagnóstico, realizar a conversa com os colaboradores in loco e apresentar os relatórios de devolutiva com as avaliações de aprendizagem e a reação dos participantes. “O conhecimento produzido em Psicologia das Organizações e do Trabalho (POT) inclui compreender processos psicossociais diversos nas organizações e no trabalho. Produzir conhecimento científico para subsidiar intervenções com essas temáticas se apresentam como um desafio importante na graduação, considerando toda a especificidade das interações com pessoas, equipes, organizações, comunidades e sociedade”, elucida a professora Suelen Frainer.

A acadêmica da 6ª fase, Vanessa Soares Govea, participou das intervenções realizadas nas organizações. Para a estudante, a prática tornou a teoria da disciplina mais interessante e foi fundamental para aproximar os acadêmicos da futura profissão. “O estágio é um excelente facilitador para que possamos vivenciar e desenvolver habilidades essenciais. Nossa equipe, ao longo do semestre, aplicou com a alta gestão de uma empresa de Brusque, um treinamento relacionado à nova lei da CIPA+A. Foi uma experiência incrivelmente realizadora, por meio dela alcançamos nossos objetivos e enriquecemos nosso repertório”, declara Vanessa.

Para a coordenadora de Psicologia, professora Andréia Martins, os estágios supervisionados têm como premissa a prática e experimentação. “Com o apoio e orientação dos professores, os futuros profissionais podem se permitir explorar seus conhecimentos e até se reconhecer dentro de determinadas áreas. A atividade proposta pela professora Suelen, além de possibilitar essa experiência, evidenciou esse olhar social e atento às realidades que vivemos, tão essenciais na atuação do profissional de psicologia”, complementa a coordenadora.

Heloisa Maria Wichern Zunino assume a Proppex interinamente

22 de agosto de 2008