23 de abril de 2014

Professores da UNIFEBE participam da Formação Continuada

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu na noite de terça-feira, a abertura da Formação Continuada de Abril, direcionada aos professores da instituição.

Até sexta-feira, o corpo docente irá participar de palestras e oficinas relacionadas ao tema do evento “Discutir a organização do trabalho docente para a ressignificação do processo pedagógico no ensino superior”.

A abertura contou com a participação do reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, que apresentou ao corpo docente o Planejamento Estratégico da instituição para os próximos 20 anos. “Estamos construindo uma realidade e deixando claro os principais caminhos que devemos seguir nos próximos anos”, declarou. Ele também pediu a colaboração de todos os professores para que sugiram ideias para o crescimento da universidade comunitária.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, ressaltou a importância do evento e participação dos docentes. “Iniciaremos essa etapa de formação no meio do semestre com o planejamento estratégico e depois seguiremos com palestras nos próximos dias, seguidos de oficinas e na noite de sexta-feira teremos a reunião de colegiado”, adianta.

Depois, os professores participaram de três oficinas: Metodologias de Ensino, com as professoras Clara Maria Furtado e Eliane Kormann Tomazoni; Instrumentos de Avaliação, com a professora Márcia Maria Junkes; e Estratégias pedagógicas avaliativas mediadas por TCD, com o professor Rogério Santos Pedroso.

A professora Clara explica que a oficina de metodologia é uma continuidade do trabalho realizado em fevereiro, durante a primeira Formação Continuada do ano. “Depois de uma análise dos planos de ensino, percebemos que além da organização do plano, o professor também precisa de metodologias estratégicas para dinamizar o ensino e incentivar a maior participação dos alunos. O grande desafio é fazer com que a aula expositiva leve o aluno a participar e que não fique apenas como um coadjuvante nesse processo”, explica.

A quarta-feira, 23, terá a palestra “Ambientalização no Ensino Superior” com a professora Mara Lúcia Figueiredo e na quinta-feira, 24, o professor Leandro Marcelo Cisneros apresentará a palestra “Problematizando o conceito "Interdisciplinaridade" para ensino superior”. Após as palestras, os professores irão participar das oficinas. Na sexta-feira, os docentes participam do encerramento da formação com a reunião de colegiado dos cursos.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Acadêmicos selecionados no Enade 2016 devem preencher questionário on-line