13 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de três cursos desenvolvem atividades na APAE de Brusque

Estudantes de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais produziram trabalhos que auxiliarão a entidade

Acadêmicos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE desenvolveram atividades para auxiliar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brusque. O trabalho desenvolvido na entidade fez parte da Curricularização da Extensão do primeiro semestre de 2022 e contou com a orientação de todos os professores das fases participantes.

As primeiras fases dos cursos, por exemplo, trabalharam como atividade de extensão a Identificação dos Perfis de Usuários atuais da APAE/Brusque e a partir disso a busca por possíveis tecnologias a serem adotadas. Inicialmente, os acadêmicos realizaram uma visita às dependências da entidade, onde participaram de uma reunião sobre os serviços prestados pela organização e os públicos atendidos. Os estudantes trabalharam em equipes na elaboração dos perfis e na identificação de possíveis tecnologias para ser recomendadas.

Já as terceiras fases realizaram uma Pesquisa de Clima Organizacional voltada para a entidade. Eles desenvolveram questionários para a coleta de dados e após concluído esse processo, os números foram apresentados para a direção da entidade, que aprovou o trabalho e em seguida foi implantado um formulário por meio do Google Forms, para aplicar e analisar os dados coletados. Com base neles, foram propostas recomendações de acordo com os resultados obtidos. Esses dados foram oficializados em um documento entregue à administração da APAE.

O acadêmico Diogo Luiz Hammes acredita que o trabalho foi uma oportunidade de ajudar a promover melhorias concretas para os colaboradores da entidade. “Essa pesquisa, posteriormente, refletirá em resultados financeiros favoráveis, alcançando, assim, o objeto de estudo de um bom gestor; que é a melhoria contínua da organização”, avalia.

As quintas fases produziram um treinamento e um folder digital informativo sobre PCD nas organizações, que foram destinados aos gestores das entidades da região, com informações como regras de acessibilidade no ambiente organizacional, práticas de inclusão dentro da cultura organizacional, a tecnologia no processo inclusivo e as parcerias como estratégia para preencher a reserva legal de cargos. A acadêmica Samira do Nascimento afirma que todo o projeto evidenciou a relevância da diversidade e inclusão no mercado de trabalho. “Esse trabalho possibilitou que levássemos uma grande experiência e bagagem para nossa vida pessoal e profissional. Várias empresas estão contratando essas pessoas e isso mostra a importância de dominarmos o tema como futuros gestores”, garante a aluna.

O professor Günther Lother Pertschy, coordenador dos cursos, mostra-se satisfeito com os resultados apresentados na curricularização e o desenvolvimento de uma visão humanista nos acadêmicos. “Com os trabalhos produzidos pelos estudantes, eles contribuíram com a qualidade de vida da sociedade, além de pôr em prática os conteúdos abordados em sala de aula”, comenta o professor Gunther.

De acordo com Rosecler Ceratti Foletto, diretora administrativa da APAE Brusque, a proximidade da entidade com a UNIFEBE tem gerado experiências enriquecedoras. “É uma parceria necessária e de valor, que proporciona conhecimento e participação. Nos sentimos muito gratos por participarem conosco, como facilitadores, da construção de projetos que venham promover melhorias nos processos e que tenham como impacto o aperfeiçoamento dos nossos atendimentos ao público-alvo e suas famílias”, agradece.

Curricularização da Extensão

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, elucida que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes e promove intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Os projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, desenvolvidos na Curricularização da Extensão articulam ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “As atividades desenvolvidas são relacionadas à formação universitária do estudante, que desenvolve trabalhos que contribuem com a comunidade e promove um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, ressalta a professora Edinéia.

Gute Reise!* Acadêmicas da UNIFEBE participam de intercâmbio Brasil – Alemanha

18 de junho de 2014
Resultados da Avaliação Institucional 2021.2 já estão disponíveis no site da UNIFEBE

26 de abril de 2022