A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chácara Edith foi o destino de visita técnica desenvolvida por acadêmicos da 4.ª fase de Pedagogia e 5.ª fase de Tecnologia Educacional da UNIFEBE. Ao longo de dois dias, as turmas puderam conhecer a estrutura na área de Mata Atlântica, sua fauna e flora, além de possibilidades de atividades a serem desenvolvidas com estudantes no espaço.
Criada em outubro de 2001, a RPPN Chácara Edith possui uma área de 415,79 hectares, de um total de 509,32 da propriedade. A estimativa é que a Mata Atlântica cubra 95% do espaço, em diferentes idades de recuperação, sendo a maioria com mais de 80 anos do processo. O espaço é lar de uma diversidade de espécies nativas, como lontra, gato-maracajá, bugio, tamanduá-mirim, tatu-de-rabo-mole, gralha-azul, garça-moura, entre outras.
Ao longo da visita, os acadêmicos foram acompanhados pela professora Tamily Roedel, que salienta as atividades de preservação ambiental, educação ambiental e pesquisa científica desenvolvidos no espaço. Para a professora,
“As saídas a campo são fundamentais para o ensino de Ciências, porque ao realizar esta estratégia de ensino, novas experiências são promovidas, há a afetividade e sensações de coletividade e cooperação entre colegas, além de conhecer uma área de preservação e observar a sua importância para a população da cidade”, descreve a professora.
Preservação
A diversidade presente no bromeliário mantido na propriedade chamou a atenção do acadêmico de Pedagogia, Gabriel Tainan Radavelli. Segundo ele, a dependência do meio ambiente para a garantia da sobrevivência e a necessidade de preservação reforçam a importância de ações que incentivem a conscientização.
“Acredito que a visita foi de extrema importância, pois nos auxilia a fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula, além de ser algo que incentiva a vontade de aprender sobre o meio ambiente e até por ser uma visita dinâmica”.
Já para a acadêmica de Tecnologia Educacional, Marta Cristina Borchartt da Silva, a visita foi a oportunidade de conhecer o espaço acerca do qual ela havia lido em reportagens ou relatos de colegas de trabalho, sobre eventos escolares no local. A acadêmica também ressalta a possibilidade de conhecer sobre a história da família que fundou e administra o espaço, além das características da Chácara Edith.
Impressionada com a quantidade de nascentes que passam pela área, assim como a biodiversidade presente, ela reforça a importância de atividades pensadas para conscientizar e educar sobre a manutenção de espaços semelhantes. “Fazer parte desta visita foi muito gratificante, pelo conhecimento repassado”, indica a acadêmica, que salienta a importância de atividades que abordem o tema durante as práticas de ensino-aprendizagem. “A preservação do meio ambiente é primordial”, classifica.
Tema essencial
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, atividades que estimulam a conscientização sobre a preservação ambiental, como visitas em espaços sustentáveis, são essenciais na formação dos futuros pedagogos e ajudam a integrar teoria e prática. Outro benefício destacado por ela é quanto ao despertar de uma visão crítica e sensível sobre a importância do meio ambiente na educação.
Na avaliação da coordenadora, a Chácara Edith não só apresenta um excelente estado de preservação de floresta e biodiversidade rica, mas representa um espaço de formação ambiental para os futuros professores. “Essa temática vem ganhando centralidade na formação inicial do Curso de Pedagogia da UNIFEBE, pois contribui com a construção de um agir sustentável, imprescindível para as futuras gerações”, descreve.
Para o coordenador do curso de Tecnologia Educacional, professor Fernando Luís Merízio, a atividade possibilitou aos acadêmicos vivenciar o tema da Educação Ambiental, na prática. Ele projeta que a experiência possa auxiliar os participantes a potencializar o uso das tecnologias, criando e desenvolvendo atividades educacionais em sintonia com o tema, considerado tão importante na atualidade.
“Esta visita à Chácara Edith traz uma contribuição muito significativa para a formação dos nossos acadêmicos, futuros docentes na área das Tecnologias Educacionais, pela riqueza dos aprendizados e da significativa experiência que eles vivenciaram. A formação proporcionada pelo Curso tem como um dos seus fundamentos ações nas quais as teorias dialoguem com as práticas docentes, tornando o processo de aprendizagem significativo”, afirma.