notícias colégio
Notícias
18 de julho de 2013

Professor da UNIFEBE tem artigo de pesquisa do doutorado aprovado em periódico internacional

O professor Amilton Fernando Cardoso do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE teve um artigo de pesquisa de tese do doutorado aceito e aprovado em periódico internacional QUALIS/CAPES “A”, African Journal of Business Management.


O artigo tem como título “Modelo de análise de desempenho dos arranjos produtivos locais por meio da relação entre as condições e indicadores territoriais” e foi desenvolvido com a orientação do doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Arnoldo Souza Cabral, e co-orientado pelo doutor em Engenharia de Produção, Fabrício Molica de Mendonça.


No trabalho, o professor explica que a principal fonte de competitividade são os elementos de confiança e de cooperação entre as empresas, obtidos por meio de relações estreitas de natureza econômica, social e comunitária. Assim sendo, esse tipo de manifestação territorial é determinado não apenas pelas características do meio físico, mas também pelas características culturais, sociais e históricas presentes num espaço geograficamente definido.


No entanto, há carência de estudos que relacionam a existência ou não de condicionantes e os indicadores que mostram o desempenho dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), uma vez que os condicionantes não podem ser considerados como determinantes de desempenho de um APL. O problema é que ambos estão incompletos, existe a dificuldade de se trabalhar só com condicionantes e de se trabalhar só com indicadores. Então, a finalidade deste artigo é construir um modelo teórico mais robusto de avaliação de APLs por meio da associação de indicadores de desempenho aos condicionantes territoriais já existentes na literatura, que seja capaz de gerar informações para mensurar comportamentos isolados e estabelecer comparações entre APLs.

Amilton Fernando Cardoso é doutorando em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e professor da UNIFEBE nos cursos de Produção Têxtil, em parceria com Senai/SC, e Processos Gerenciais.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Passeio ciclístico marca 2ª etapa da Gincana

Passeio ciclístico marca 2ª etapa da Gincana


18 de abril de 2013
Estudantes da UNIFEBE têm até dia 11 de agosto para se inscrever no Bolsa Atleta
Bolsas de Estudo

Estudantes da UNIFEBE têm até dia 11 de agosto para se inscrever no Bolsa Atleta


03 de agosto de 2023
Alunos de Design de Moda da Unifebe participam do Movie Fashion

Alunos de Design de Moda da Unifebe participam do Movie Fashion


23 de abril de 2009
Skip to content