Orientações e um momento de bem-estar, proporcionado pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIFEBE às mulheres acolhidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Brusque, marcaram uma ação promovida durante o componente curricular de Fisioterapia Dermatofuncional. A atividade, desenvolvida pela 7.ª fase do grupo, contou com atividades de resgate da autoestima e promoção de autocuidado.
Os primeiros contatos para a ação entre acadêmicos e a instituição ocorreram durante uma palestra promovida por uma representante do CREAS, na UNIFEBE. Além de retribuir com uma palestra, desta vez, na instituição beneficiada, a acadêmica Sabrina Klabunde salienta a possibilidade de os momentos práticos de aplicação das técnicas de limpeza de pele e a aplicação de massagem, abordadas em sala de aula.
De acordo com ela, a atividade uniu aprendizagem, reflexão e cuidado com o próximo. “Foi uma experiência muito interessante para a turma, pois, na palestra ministrada pelos alunos, o foco era o autocuidado, como realizá-lo em casa e conseguir unir esse momento importante com toda a rotina que temos”, relata. “Poder ter esse momento de cuidado e carinho com as nossas convidadas foi algo marcante”, avalia a acadêmica.
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, a experiência proporcionada e os elementos técnicos, trabalhados ao longo da ação, são etapas relevantes para a formação dos acadêmicos.
“A atividade é importante porque amplia a visão profissional e social, desenvolve habilidades interpessoais e empatia, além de maior associação entre a teoria e a prática entre os nossos acadêmicos”, descreve a coordenadora.