15 de dezembro de 2015

Acadêmicos de PP apresentam projetos artísticos e sociais mediados por tecnologia

Alunos fizeram diversos trabalhos na disciplina

O encerramento da disciplina de Teorias da Comunicação, da 2ª fase de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, deixou um convite aos acadêmicos para que continuem desenvolvendo projetos de comunicação mediados por tecnologia.

Na sexta-feira, 11 de dezembro, os estudantes aliaram criatividade à prática, para realizar ações de propaganda de cunho social ou artístico, e que tivessem algum processo mediado por tecnologias como aparelhos de comunicação, internet e redes sociais.

A disciplina ministrada pelo professor e coordenador do curso Rafael Zen auxiliou a construir sete projetos, que vão do cuidados aos animais à literatura e poesia. "Consideramos que trabalhos como este nos tornam mais humanos, entramos em contato com a comunidade e praticamos boas ações", afirmam os acadêmicos Gabriel Lepeck e Leonardo Bastiani, responsáveis pelo POETIZE, que propõe a divulgação de poesia catarinense no aplicativo WhatsApp.

"Esse lado prático do conteúdo muitas vezes é esquecido na graduação, e faz falta, já que a teoria sozinha forma acadêmicos, mas reunir teoria e prática forma cidadãos. Logicamente, o quanto antes entrarmos nesse processo melhor. Podemos dizer que este trabalho é importante para vermos que não há apenas o lado comercial na área, projetos nas áreas social e artística, que não envolvem produtos de cunho comercial, também envolvem publicidade", completou a dupla, que atingiu alcançou com ação mais de 140 números de telefone.

Para Zen, o projeto faz que o aluno entrasse em contato com práticas de mercado logo no início da graduação, aprimorando ferramentas práticas que possibilitem mais experiências ao longo do percurso acadêmico.

"É o segundo ano que proponho essa prática, e os resultados continuam me surpreendendo. Tivemos grupos realmente engajados em fazer a diferença nas suas comunidades. É o caso do grupo que atendeu a Acapra e disponibilizou a casa de uma acadêmica como lar temporário para animais abandonados", comenta.

Os projetos

Ao todo, sete projetos foram apresentados em seminário: POETIZE (Gabriel Lepeck e Leonardo Bastiani), Hashtag UNIFEBE (Bruna Burigo e Lorraine Gomes), E-book Poesia Urbana (Caio Cesar Ramos e Monique Korman), Brusque em Pauta (Mathias Luz e Bruna Tauani Marques), Tem um Vira Lata no Meu Sofá (Izabel Reis e Gabriel Mazzolli) e Clave de Histórias (Lucas Xavier e Luciano Pinheiro Pereira).

Conheça abaixo cada um deles:

POETIZE: projeto cujo objetivo era disseminar a cultura literária catarinense mediante o aplicativo Whatsapp;
Hashtag UNIFEBE: cabine fotográfica que publicava fotos com hashtags alusivas à universidade;

E-book Poesia Urbana: e-book para que a comunidade tenha acesso aos poemas premiados no concurso Poesia Urbana da UNIFEBE (2011-2014);

Brusque em Pauta: escritores e declamadores da cidade apresentavam textos autorais pelo Youtube;

Tem um Vira Lata no Meu Sofá: projeto de lar temporário de animais, divulgados pelo Facebook;

Clave de Histórias: mediante entrevistas, os acadêmicos transformavam histórias pessoais em canções autorais no Youtube.

Conhecimento aplicado

A acadêmica Izabel Reis comentou sobre seu projeto “Tem um vira-lata no meu sofá”, realizado em parceria com o colega Gabriel Mazzolli. Os estudantes criaram uma página no Facebook com o objetivo conseguir lares temporário para animais de rua, conscientizando a população de que pequenos atos podem ajudar animais abandonados.

No total, cinco animais passaram pela casa da aluna e foram adotados em três meses de ação. "Foi muito gratificante esse projeto, me deu vontade de fazer algo nessa linha porque já era algo que eu vinha realizando pouco a pouco e vi que poderia ir além, transformar essa vontade de ajudar os animais em um projeto a ser realizado no curso", afirma.

O professor ainda finalizou, parabenizando os envolvidos na disciplina. "Foi um semestre de bastante teoria, mas aplicamos ela à prática. Cada aluno envolvido tem seu papel na formulação de ações tão importantes para a nossa região. Fazer que o acadêmico se volte também às questões sociais e culturais é um dos objetivos do curso. Parabenizo a cada um deles pelo esforço. No próximo ano, uma nova turma será desafiada", antecipa o coordenador Zen.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Acadêmico de Gestão Comercial da UNIFEBE relata experiência durante intercâmbio em Portugal
Gestão Comercial