notícias colégio
Notícias
15 de dezembro de 2015

Acadêmicos de PP apresentam projetos artísticos e sociais mediados por tecnologia

Alunos fizeram diversos trabalhos na disciplina

O encerramento da disciplina de Teorias da Comunicação, da 2ª fase de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, deixou um convite aos acadêmicos para que continuem desenvolvendo projetos de comunicação mediados por tecnologia.

Na sexta-feira, 11 de dezembro, os estudantes aliaram criatividade à prática, para realizar ações de propaganda de cunho social ou artístico, e que tivessem algum processo mediado por tecnologias como aparelhos de comunicação, internet e redes sociais.

A disciplina ministrada pelo professor e coordenador do curso Rafael Zen auxiliou a construir sete projetos, que vão do cuidados aos animais à literatura e poesia. "Consideramos que trabalhos como este nos tornam mais humanos, entramos em contato com a comunidade e praticamos boas ações", afirmam os acadêmicos Gabriel Lepeck e Leonardo Bastiani, responsáveis pelo POETIZE, que propõe a divulgação de poesia catarinense no aplicativo WhatsApp.

"Esse lado prático do conteúdo muitas vezes é esquecido na graduação, e faz falta, já que a teoria sozinha forma acadêmicos, mas reunir teoria e prática forma cidadãos. Logicamente, o quanto antes entrarmos nesse processo melhor. Podemos dizer que este trabalho é importante para vermos que não há apenas o lado comercial na área, projetos nas áreas social e artística, que não envolvem produtos de cunho comercial, também envolvem publicidade", completou a dupla, que atingiu alcançou com ação mais de 140 números de telefone.

Para Zen, o projeto faz que o aluno entrasse em contato com práticas de mercado logo no início da graduação, aprimorando ferramentas práticas que possibilitem mais experiências ao longo do percurso acadêmico.

"É o segundo ano que proponho essa prática, e os resultados continuam me surpreendendo. Tivemos grupos realmente engajados em fazer a diferença nas suas comunidades. É o caso do grupo que atendeu a Acapra e disponibilizou a casa de uma acadêmica como lar temporário para animais abandonados", comenta.

Os projetos

Ao todo, sete projetos foram apresentados em seminário: POETIZE (Gabriel Lepeck e Leonardo Bastiani), Hashtag UNIFEBE (Bruna Burigo e Lorraine Gomes), E-book Poesia Urbana (Caio Cesar Ramos e Monique Korman), Brusque em Pauta (Mathias Luz e Bruna Tauani Marques), Tem um Vira Lata no Meu Sofá (Izabel Reis e Gabriel Mazzolli) e Clave de Histórias (Lucas Xavier e Luciano Pinheiro Pereira).

Conheça abaixo cada um deles:

POETIZE: projeto cujo objetivo era disseminar a cultura literária catarinense mediante o aplicativo Whatsapp;
Hashtag UNIFEBE: cabine fotográfica que publicava fotos com hashtags alusivas à universidade;

E-book Poesia Urbana: e-book para que a comunidade tenha acesso aos poemas premiados no concurso Poesia Urbana da UNIFEBE (2011-2014);

Brusque em Pauta: escritores e declamadores da cidade apresentavam textos autorais pelo Youtube;

Tem um Vira Lata no Meu Sofá: projeto de lar temporário de animais, divulgados pelo Facebook;

Clave de Histórias: mediante entrevistas, os acadêmicos transformavam histórias pessoais em canções autorais no Youtube.

Conhecimento aplicado

A acadêmica Izabel Reis comentou sobre seu projeto “Tem um vira-lata no meu sofá”, realizado em parceria com o colega Gabriel Mazzolli. Os estudantes criaram uma página no Facebook com o objetivo conseguir lares temporário para animais de rua, conscientizando a população de que pequenos atos podem ajudar animais abandonados.

No total, cinco animais passaram pela casa da aluna e foram adotados em três meses de ação. "Foi muito gratificante esse projeto, me deu vontade de fazer algo nessa linha porque já era algo que eu vinha realizando pouco a pouco e vi que poderia ir além, transformar essa vontade de ajudar os animais em um projeto a ser realizado no curso", afirma.

O professor ainda finalizou, parabenizando os envolvidos na disciplina. "Foi um semestre de bastante teoria, mas aplicamos ela à prática. Cada aluno envolvido tem seu papel na formulação de ações tão importantes para a nossa região. Fazer que o acadêmico se volte também às questões sociais e culturais é um dos objetivos do curso. Parabenizo a cada um deles pelo esforço. No próximo ano, uma nova turma será desafiada", antecipa o coordenador Zen.

 

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Reitor da UNIFEBE participa de eleição para nova diretoria da Acafe

Reitor da UNIFEBE participa de eleição para nova diretoria da Acafe


27 de maio de 2014
Curso de Pedagogia é reconhecido pelo Conselho de Educação

Curso de Pedagogia é reconhecido pelo Conselho de Educação


19 de dezembro de 2006
Clínica Escola e Serviços de Psicologia da UNIFEBE desenvolve ações voltadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho
Universidade Comunitária

Clínica Escola e Serviços de Psicologia da UNIFEBE desenvolve ações voltadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho


01 de novembro de 2024
Skip to content