23 de março de 2010

“Água e Sustentabilidade” é tema de debate na Unifebe

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque realizou nesta segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, uma mesa redonda sobre "Água e Sustentabilidade". A discussão foi mediada pela professora Cristina Knihs Zierke e contou com a participação dos debatedores Fausto Murilo Diegolli, Ivan Burgonovo, Jair Moraes Filho, Nicolau Cardoso Neto e Sheila Amorim. O evento aconteceu no Auditório do Bloco C, no bairro Santa Terezinha.

O debate teve como objetivo fomentar uma discussão entre os debatedores e o público participante sobre o consumo, as ações e medidas que podem ser tomadas para preservação da água, de modo que a utilização atenda às necessidades de todos sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Inicialmente, foi apresentado um vídeo que despertou a reflexão do público, através de uma perspectiva de um personagem que vive décadas a nossa frente e recorda de um tempo em que ainda havia água em abundância no planeta Terra. Aos poucos, o narrador expõe o cenário caótico que a falta de água ocasionou aos seres humanos, com sérios problemas de saúde, ambientais, alterações morfológicas e deformações genéticas. A mensagem do vídeo envolveu os participantes do evento, principalmente quando o narrador fala que a água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro e os diamantes.

O palestrante Nicolau Cardoso Neto iniciou sua fala com alguns questionamentos: "Existe algum problema com a água hoje? O que devemos fazer? Como se pode cuidar da água?". Antes de responder estas perguntas ele falou da importância em se compreender da onde vem a água, para tentar entender todo o processo e achar soluções efetivas para a preservação e garantia da água em quantidade e qualidade.

Na seqüência, Sheila Amorim também exibiu um filme que representou o ciclo hidrológico e as diferentes maneiras que se utiliza a água. "A água é essencial em tudo e devemos valorizá-la ao máximo enquanto ainda existe. Vamos tomar algumas medidas enquanto ainda é possível", destacou. A profissional também falou sobre sua experiência do Comitê de Itajaí, no trabalho de classificação das águas de todos os rios da Bacia do Itajaí, além de questões legais e procedimentos de enquadramento da água.

Ivan Burgonovo falou sobre as áreas de preservação permanente, elencadas no Código Florestal, que vem de encontro à proteção dos recursos hídricos. Segundo ele, a lei permite determinadas possibilidades, mas é preciso que as pessoas ajam de forma consciente, atendendo aos critérios técnicos legais e às medidas protetivas estabelecidas.

O professor Jair Moraes Filho alertou sobre o término gradativo do Rio Jordão em função do crescimento industrial e da ausência de tratamento adequado. Ele comentou alguns dos efeitos que este processo tem causado internacionalmente. Além disso, o palestrante que tem experiência na área cervejeira, explicou que 90% da composição da cerveja é água. Por isso, dentro de cada cervejaria há mecanismos que transformam a água em água cervejeira, sendo fundamental que exista qualidade na água utilizada em todo o processo.

Por fim, Fausto Murilo Diegolli, químico do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Brusque – SAMAE, falou sobre o trabalho realizado, funcionamento, processo de captação, limpeza, decantação e distribuição da água em Brusque.

O evento foi prestigiado por acadêmicos, convidados, autoridades e administração superior da Instituição.

Texto: Natália Uriarte Vieira/ Fotos: Lisiane Moraes

“Metas de qualidade da água” será tema de oficina na Unifebe

19 de junho de 2009
Aluno de Engenharia Mecânica escreve TCC em inglês