notícias colégio
Notícias
29 de outubro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Aluna egressa da UNIFEBE apresenta resultados de pesquisa sobre o trânsito de Guabiruba

Larissa Ignês Boos coletou dados que visam contribuir para a tomada de decisões relacionada à mobilidade do município

Aluna egressa da UNIFEBE, a engenheira civil Larissa Ignês Boos, apresentou nesta semana, no Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba, o resultado de sua pesquisa sobre acidentes de trânsito ocorridos na cidade. Larissa, que é natural do município, realizou o trabalho por meio de uma bolsa de estudos oferecida pela instituição, enquanto ainda era acadêmica. Ela foi orientada pelo professor Anderson Buss e pela arquiteta da prefeitura Débora Barroero, contando com a colaboração do Secretário de Planejamento Jethro Silvestre e da arquiteta Aline Razera.

Larissa reuniu dados sobre o trânsito de 2019, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Guabiruba. Para a engenheira, a pesquisa objetiva contribuir como material didático para o estudo de tomada de decisões futuras relacionadas à melhoria do meio urbano, além da mobilidade da cidade. “Espero que esses dados possam servir como base histórica de informações relacionadas às ocorrências de trânsito da cidade, permitindo a utilização dessas informações em ações voltadas à educação no trânsito, alertando toda a comunidade sobre os principais problemas vinculados ao trânsito e mobilidade em Guabiruba”, afirma Larissa.

Além da egressa, a UNIFEBE foi representada no encontro pela reitora da instituição Rosemari Glatz, o professor Anderson Buss e a supervisora de Pesquisa e Internacionalização, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop. Também estiveram presentes no encontro autoridades, como o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, o vice Cledson Roberto Kormann, além de policiais militares e colaboradores da Prefeitura. Para a reitora, a pesquisa evidencia e reforça o compromisso comunitário da instituição. “A interação com profissionais da área e com a comunidade é algo fundamental para a formação de nossos acadêmicos. Acredito que esse trabalho poderá deixar um legado para a cidade de Guabiruba. Isso mostra que os estudantes podem contribuir para mudar algumas realidades, colaborando com o desenvolvimento de nossa região de forma técnica e científica”, destaca Rosemari Glatz.

O professor orientador Anderson Buss valoriza a importância da parceria. “A produção de dados científicos tem mais relevância quando eles são aplicados diretamente na vida das pessoas, trazendo melhorias na qualidade de vida e benefícios para a comunidade. Essa pesquisa irá servir para que o município possa usar como base na tomada de decisões referentes à redução do número de acidentes”, finaliza.

Foto: Gabrieli Kohler/Prefeitura de Guabiruba

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

ONGs e instituições de Brusque buscam voluntários para atuar em ações solidárias
Universidade Comunitária

ONGs e instituições de Brusque buscam voluntários para atuar em ações solidárias


24 de novembro de 2022
Abertas inscrições para a Parada da Família

Abertas inscrições para a Parada da Família


16 de agosto de 2011
1º Termo Aditivo ao Edital Unifebe 25.10 – Estagiário do NPJ

1º Termo Aditivo ao Edital Unifebe 25.10 – Estagiário do NPJ


23 de setembro de 2010
Skip to content