31 de outubro de 2014

Alunas do Vida Ativa lançam publicação poética “Memórias”

Depois de terem recebido a tarefa de perceber cheiros, cores e texturas escondidas no cotidiano, as alunas do curso de extensão Vida Ativa do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE lançaram a publicação poética “Memórias”. O livro é fruto do trabalho organizado pelo professor Rafael Zen na disciplina “A Palavra como Expressão do Si Mesmo”.

No encerramento das aulas, a partir da prática poética, as alunas produziram um fanzine de poemas feitos a partir das experiências observadas pelas participantes no dia a dia.

“Agradeço às alunas por terem aceitado explorar o mundo de uma forma poética. A proposta da aula foi fazer um diário artístico e encontrar poesia no cotidiano. Extrapolar os limites da percepção e treinar a contemplação”, explica Zen.

O resultado foi apresentado no encerramento das aulas, no fim de outubro. O lançamento da publicação de 32 páginas com 24 poemas foi prestigiado pelo reitor Günther Lother Pertschy, pela pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloisa Maria Zunino e pelo supervisor de extensão, Everaldo da Silva.

O reitor salientou a importância de se investir em cultura e educação para todas as idades. “É extremamente importante o que estas senhoras estão fazendo, reunindo-se para trocar experiências”, afirma.

Pertschy ainda comentou a necessidade das gerações mais experientes transmitirem seu conhecimento sobre a vida e o mundo. “Esse livro é uma maneira de tornar esse compartilhamento possível”, diz.

Segundo o professor Zen, o livro se chama Memórias porque trouxe à tona um misto de passado, presente e futuro. “Para mim, é importante dar acesso a todo tipo de conhecimento e formar cidadãos nos âmbitos do conhecimento científico, empírico e poético”, afirma.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues / Fotos: Lucas Bueno
imprensa@unifebe.edu.br