notícias colégio
Notícias
11 de agosto de 2015

Alunos de curso de extensão gravam videoclipe em libras

O aprendizado de qualquer língua fica mais fácil quando associado ao lúdico. Por isso, no encerramento do curso básico de Libras do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE os estudantes participaram da gravação de um videoclipe, utilizando a linguagem dos sinais.

Orientados pela professora Raquel Pedroso, os alunos do curso de extensão apresentaram as músicas “É primavera – Tim Maia” e “ Dias Melhores – Jota Quest”.

“A música é uma forma lúdica de aprender. Por isso, escolhemos uma música e juntos fazemos a transcrição dela para Libras. Ensaiamos e fizemos o vídeo. Além de ser prazeroso e reforçar o aprendizado dos sinais associados à música, é uma recordação bacana de se ter”, explica Raquel.

O curso de Libras da UNIFEBE é oferecido gratuitamente à comunidade, com o objetivo de iniciar ouvintes na comunicação em libras. O curso é dividido em dois módulos: I – Básico e II – Avançado.

Acessibilidade

A professora ressalta que em tempo de debate sobre acessibilidade, é preciso lembrar que, para o surdo, a acessibilidade está relacionada à comunicação, por isso a importância da língua brasileira dos sinais.

“Quanto mais ouvintes aprenderem Libras, mais cedo teremos em cada local um profissional que possa atender o surdo sem a intermediação de ninguém, de forma autônoma”, diz.

Esse foi um dos motivos que levou a coordenadora de eventos da UNIFEBE, Luana Alves, a conhecer a língua.

“Há pouco tempo tinha uma visão diferente sobre acessibilidade. Acreditava que tendo rampas de acesso e elevador já estaríamos atendendo às necessidades dos públicos que frequentam a Universidade. Contudo, no ano passado recebemos dois estudantes surdos no UP – UNIFEBE PROFISSÕES. Durante o evento o professor intérprete os deixou sozinhos e ninguém sabia se comunicar com eles. Fui convidá-los a participar das atividades e percebi que não conseguiria atingir meu objetivo”, explica.

A situação motivou sua matrícula no curso de extensão da UNIFEBE. “Ali percebi que a acessibilidade era algo muito maior. Nesse dia, decidi fazer o curso de Libras. Terminado o primeiro módulo, já me inscrevi para o curso intermediário. Agora, sempre tento associar os sinais ao que está sendo dito, como forma de decorar. O mais difícil é praticar para não esquecer o que já aprendi. Ainda tenho muito a aprender, mas na próxima situação já estarei preparada”, conta Luana.

Confira o vídeo:

 

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Anderson de Brito Vicente
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Vale Cultural do Colégio UNIFEBE aborda influência de colonizadores na região
Colégio UNIFEBE

Vale Cultural do Colégio UNIFEBE aborda influência de colonizadores na região


25 de outubro de 2022
Exposições e palestras marcam início da Semana do Meio Ambiente da UNIFEBE
UNIFEBE

Exposições e palestras marcam início da Semana do Meio Ambiente da UNIFEBE


06 de junho de 2023
Unifebe organiza atividades em comemoração ao Dia da Água

Unifebe organiza atividades em comemoração ao Dia da Água


23 de março de 2009
Skip to content