notícias colégio
Notícias
02 de abril de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Alunos de Engenharia Mecânica realizam desafio de integração com a indústria

Projeto foi lançado na Instituição na noite de segunda-feira, 1º de abril

Andréia Pinheiro

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental que as universidades desenvolvam em seus acadêmicos competências transversais e auxilie-os a serem profissionais multifuncionais. Sempre atenta a este cenário, em que ensino, pesquisa e extensão caminham juntas, o curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) lançou nesta segunda-feira, 1º de abril, a 5ª edição do projeto Hands-On.

Neste semestre, os alunos foram desafiados a projetar e construir um protótipo funcional de uma máquina para separação de refilas – equipamento dedicado para a indústria de reciclagem e reaproveitamento de materiais poliméricos. O tema, emergente e vinculado à indústria, conta com a parceria da Simplastic – empresa de Brusque que atua no reaproveitamento de materiais plásticos.

O coordenador do curso, professor Denis Boing, explica que as refilas entram no Hands-On máquina de reciclagem e sairão refilas separada. O protótipo funcional precisará separar quatro tipos de refilas, que possuem diferentes níveis de dificuldade na separação. O desempenho do protótipo funcional será analisado pelo somatório dos comprimentos das refilas separados em 30 segundos.

Os estudantes das equipes vencedoras receberão como premiação um copo térmico e uma mochila, bem como a continuidade do desenvolvimento do equipamento industrial.

Nas edições anteriores, os acadêmicos foram desafiados a produzir um dispositivo medidor de massa, lançador de bolinhas, veículo de carga e um mini veículo para execução das provas do Baja.

Boing ressalta que o projeto proporciona, de forma interdisciplinar, a vivência de atividades práticas e o cotidiano no desenvolvimento de projetos de Engenharia Mecânica, onde há a integração dos alunos com a indústria e a comunidade.

— O cenário ideal de uma universidade é quando você não consegue mais distinguir o que é ensino, pesquisa e o que é extensão. E para isso acontecer, precisa-se integrar o acadêmico e suas práticas com a comunidade, discutindo situações emergentes, como reciclagem, por exemplo. O resultado será um acadêmico mais preparado e com visão de segmentos emergentes de atuação, situação que é o grande resultado do Hands-On — salienta.

Inovação

Sempre inovando, o Hands-On apresenta outras novidades nesta edição. Além do novo formato de apresentação, testes e exposição dos projetos, será realizada a integração com o Colégio Universitário de Brusque, um novo modelo de artigo técnico, curricularização da extensão e um livro de projeto e prestação de contas.

Outro destaque é a participação de egressos, que avaliarão os trabalhos dos acadêmicos do curso. Para Boing, é uma maneira dos ex-alunos contribuírem com a UNIFEBE mesmo não estando mais na Instituição.

— Os egressos estão no mercado de trabalho e tem um olhar mais apurado para as necessidades contemporâneas e é essencial para que apontem as novas tendências. Além disso, ter esse vínculo com os egressos faz com que continuem se sentindo pertencentes da academia — observa.

Conforme o proprietário da Simplastic, Rodrigo Fernando Simas, colaborar com o projeto do curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE é motivo de grande satisfação.

— Participar do Hands-On e levar para os alunos esse desafio trará certamente uma experiência jamais obtida, ainda mais sabendo do potencial destes acadêmicos. É uma parceria que renderá bons frutos — ressalta.

A Simplastic atua na área de reaproveitamento de materiais plásticos (granulados de PVC), e é fornecedor para três regiões do Brasil. Sua capacidade produtiva é de 30 toneladas por mês.

Regras

  • O mesmo protótipo funcional deverá ser capaz de separar os quatro tipos de refila disponíveis;
  • Poderá ser realizado um setup no equipamento para a troca de refila;
  • No setup poderão ser trocadas no máximo três peças;
  • Os componentes funcionais deverão ser fabricados pelas impressoras 3D;
  • O protótipo funcional deverá ser apoiado sobre uma mesa (carteira de estudante).

Competências transversais desenvolvidas com o Hands-On

  • Criatividade
  • Gerenciamento de pessoas
  • Inteligência emocional
  • Tomada de decisão
  • Negociação
  • Flexibilidade cognitiva

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe participa da XI Feira de Ciências do Potencial

Unifebe participa da XI Feira de Ciências do Potencial


15 de agosto de 2008
1° Termo aditivo ao Edital de Matrícula de alunos veteranos para o 1º semestre letivo de 2010

1° Termo aditivo ao Edital de Matrícula de alunos veteranos para o 1º semestre letivo de 2010


19 de novembro de 2009
UNIFEBE sediará 7ª Conferência Municipal de Saúde
Universidade Comunitária

UNIFEBE sediará 7ª Conferência Municipal de Saúde


20 de março de 2023
Skip to content