25 de maio de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos destaque na Feira de Matemática recebem certificado de mérito

Estudantes receberam premiação como reconhecimento pelos trabalhos apresentados na feira

O Colégio UNIFEBE entregou os certificados de destaque e mérito os alunos da instituição que participaram da 36ª Feira Catarinense de Matemática, que ocorreu no final do ano passado e foi constituída por trabalhos oriundos de várias regiões do estado. Na ocasião, os projetos foram apresentados aos avaliadores pelo YouTube, para que em seguida, os alunos fossem submetidos a questionamentos sobre os trabalhos. O objetivo da feira foi incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas. Ao todo, foram premiados oito alunos.

Para a professora Kelli Cristine Guedert, coordenadora pedagógica do Colégio, a premiação é um reconhecimento ao desempenho e o empenho dos alunos e da professora Simone Sobiecziak, de Matemática. “Nessa atividade, o aluno foi autor, expositor e sujeito da sua aprendizagem. A professora abraçou com grande empenho e intensidade a proposta da feira e desenvolveu com os alunos atividades de pesquisa, motivando e problematizando os educandos na busca por novos conhecimentos, desmistificando a Matemática e integrando ações de pesquisa e desenvolvimento do pensamento científico”, elogia a coordenadora.

A professora Simone considera que a participação na feira foi uma oportunidade importante dos alunos terem uma publicação científica, mesmo estando ainda no ensino médio. “Essa feira possibilitou que os alunos trabalhassem assuntos do interesse deles e os analisassem com profundidade, percebendo o quanto a matemática está presente em nosso dia a dia. Eles também exercitaram a escrita em um trabalho científico e a apresentação oral, competências que serão utilizadas na universidade. Esse reconhecimento é importante para que eles continuem desenvolvendo trabalhos assim”, afirma.

Um dos premiados, o aluno Joaquim Roxo mostra-se orgulhoso ao receber o certificado. “Considero importante que o colégio incentive o conhecimento sobre outros temas além do conteúdo trabalhado em sala de aula. O resultado da feira é fruto do incentivo que os professores e a instituição nos deram a buscar sobre assuntos que poderiam introduzir conteúdos matemáticos para o dia a dia. Pudemos aliar a teoria com a prática, e é para nós muito especial que sejamos reconhecidos na feira estadual por essa pesquisa”.

Alunos premiados

William de Novaes