05 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de palestra com chefe da Defesa Civil

Objetivo do encontro foi aproximar os estudantes do trabalho realizado pelo órgão em Brusque

Alunos do 2º ano do Colégio UNIFEBE participaram de uma palestra com Edevilson Cugik, chefe de monitoramento e fiscalização da Defesa Civil de Brusque. O objetivo foi aproximar os estudantes dos estudos, mapeamentos e registros realizados pelo órgão em Brusque.

Além disso, os jovens estão desenvolvendo projetos para o Prêmio Liga Steam 2023, cujo tema central é “Desenvolvimento de Protótipos para Situações Relacionadas a Desastres Naturais”. Os estudantes puderam trocar ideias sobre os projetos que estão desenvolvendo, questões de viabilidade e como os dados da Defesa Civil podem auxiliar na elaboração dos protótipos.

O palestrante apresentou elementos e explicações dos principais desastres socioambientais do mundo, dando ênfase aos ocorridos na região. Ele também explicou como funciona o serviço de monitoramento e auxílio da Defesa Civil. “ A Defesa Civil tem sido nossa parceira no desenvolvimento dos projetos da Liga Steam desde o ano passado. Esse encontro esclareceu muitos fatores relacionados ao desenvolvimento dos protótipos dos alunos, já que o Cugik tem muita experiência e consegue articular aspectos de viabilidade. Outro ponto importante da palestra foi a explicação sobre o site da Defesa Civil e como encontrar as bases de dados para pesquisas”, afirma a professora Simone Sobiecziak, que com a professora Jéssica Leme Cano, trabalha a Trilha de aprofundamento “Modelagem de Fenômenos Naturais, Sociais e seus Impactos”.

De acordo com o estudante Felipe Waldrigues, a palestra serviu para que os alunos conhecessem o trabalho da Defesa Civil e descobrissem as consequências de viver em uma área de risco e desastres naturais como deslizamentos, enxurradas e vendavais. “É de grande importância que tanto nós, alunos, quanto a sociedade, estejamos conscientizados sobre esses problemas”, garante.

Tecnologia em Comércio Exterior é oferecido em Processo Seletivo

09 de junho de 2008
Psicomotricidade relacional ajuda a melhorar a convivência no ambiente de trabalho

20 de abril de 2015