20 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE reproduzem maquetes da Casa Battló de Barcelona

Edifício desenvolvido por arquiteto catalão foi recriado pelos estudantes na aula de Língua Espanhola

Os alunos do 7º, 8º e 9º ano do Colégio UNIFEBE demonstraram sua criatividade e habilidades ao criarem maquetes da Casa Battló de Barcelona, edifício modernista histórico desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí no século passado. Essa tarefa, desenvolvida na aula de Língua Espanhola, lecionada pela professora Paola Eugênia Perez Cerri Tetzner permitiu que os estudantes pudessem em prática o próprio conhecimento do idioma e os envolveu em um estudo mais aprofundado sobre a cultura e a história da edificação.

A atividade foi proposta como parte do estudo dos diferentes tipos de moradia e cômodos de uma casa, com o objetivo de aplicar o vocabulário aprendido em sala de aula e fortalecer o conhecimento do idioma por meio da prática. Os alunos foram incentivados a construir maquetes realistas, incluindo detalhes como mobília, decoração e elementos arquitetônicos característicos do local.

O aluno Saulo Ramos revela que ao elaborar a maquete, o grupo teve que prestar atenção a detalhes para que o trabalho ficasse o mais realista possível. “Foi um desafio, porque tínhamos que pesquisar sobre a arquitetura e a cultura para entendermos melhor a casa e construí-la”, relata.

De acordo com a professora Paola, a reprodução da Casa Battló proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver competências fundamentais como resolução de problemas, trabalho em equipe e cumprimento de prazos. Cada grupo de estudantes foi responsável por planejar, projetar e construir a própria maquete, exigindo colaboração e divisão de tarefas. A necessidade de concluir o projeto dentro de um prazo estipulado também ajudou a cultivar a responsabilidade e o gerenciamento eficiente do tempo.

“O intuito foi promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado, em consonância com as metodologias ativas. Ao se tornarem protagonistas de seu próprio ensino, os estudantes não apenas consolidaram seu domínio do idioma, mas também se tornaram imersos em uma experiência de aprendizado significativa. Reproduzindo a Casa Battló, eles foram levados a explorar a arquitetura, a arte e a cultura de um país hispânico”, garante a docente.

O professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE considera que as maquetes, que estão expostas no térreo da instituição, evidenciam a importância das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. “A implementação dessas metodologias tem trazido um impacto positivo para nossas turmas. Os alunos se tornam mais engajados e motivados, pois percebem que têm um papel ativo na construção do conhecimento, com uma maior autonomia e responsabilidade. A imersão dos estudantes na cultura, história e gastronomia dos países é fundamental no ensino de idiomas estrangeiros”, conclui.

Governo do Estado anuncia verba de R$ 1 milhão para criação de Centro de Tecnologia na UNIFEBE

20 de dezembro de 2013
CEP UNIFEBE atenderá temporariamente no Bloco D