20 de dezembro de 2013

Governo do Estado anuncia verba de R$ 1 milhão para criação de Centro de Tecnologia na UNIFEBE

Na tarde de quinta-feira, 19 de dezembro, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque Jones Bosio esteve no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e foi recebido pelo reitor Günther Lother Pertschy. Na oportunidade, o secretário anunciou o recurso de R$ 1 milhão do Governo do Estado para a construção do Centro de Tecnologia da universidade. A verba havia sido solicitada pelo reitor ao governado Raimundo Colombo quando ele visitou a região, em outubro.

O Centro de Tecnologia em Fabricação – Inovação e Excelência Operacional terá como objetivo a melhoria de processos de produção nas indústrias, além da formação de recursos humanos capazes de liderarem o cenário nacional em tecnologia de produção. Além disso, desenvolverá competências nos cursos de graduação diretamente focados para a demanda da região.

“Gostaria de agradecer muito por esse apoio. Esse valor que está vindo irá concretizar o nosso Centro e viabilizar o projeto. Além de alavancar o conhecimento dos nossos jovens, o Centro também terá um importante papel para as organizações da nossa região, como por exemplo, na construção de soluções para a indústria calçadista, de cerâmicas, e diversas outras”, agradeceu o reitor.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, o projeto inicial apresentado seria um Centro de Tecnologia em parceria com a Associação das Micro e Pequenas empresas de Brusque e Região (AmpeBr). “Como ambas as instituições tinham projetos tecnológicos bem elaborados propus que tentássemos ter apoio do governador Raimundo Colombo para os dois Centros, de forma paralela. E com muito empenho conseguimos os dois: o da AmpeBr, em parceria com a SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável ), e o da UNIFEBE no valor de R$ 1 milhão” explica Bosio.

Para o secretário, o Centro será mais uma ação em prol do desenvolvimento direto de Brusque e da região.  “A nossa satisfação é muito grande, em poder ajudar uma universidade do porte da UNIFEBE. E com isso sabemos que vamos auxiliar os alunos, professores e também o desenvolvimento da nossa cidade. Gostaria de parabenizar o trabalho que vem sendo feito pelo reitor Günther e pela instituição”, completa.

O Centro

O Centro de Tecnologia em Fabricação, aliado aos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção da UNIFEBE objetiva ainda o desenvolvimento e a aplicação de inovações tecnológicas nos segmentos industriais da região; o desenvolvimento da região por meio de apoio técnico; a criação de empreendimentos de base tecnológica visando a utilização de recursos próprios da região; o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa que fomentem a inserção de tecnologias inovadoras no mercado regional; e o desenvolvimento das indústrias da região por meio de parcerias entre UNIFEBE e empresas. Segundo o coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE, Denis Boing, o projeto é inovador em Santa Catarina. “Ele irá oportunizar um grande crescimento para Brusque e para as cidades próximas, em especial porque contará com um modelo inédito de parceria entre universidade, iniciativa privada e Estado”, finaliza.

Texto: Assessoria de Imprensa SDR Brusque

Adaptação: Thayse Helena Machado