No último sábado (6), o Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante – SOAE UNIFEBE realizou a cerimônia de encerramento dos projetos sociais desenvolvidos no primeiro semestre de 2024, pelos acadêmicos bolsistas da instituição. O evento, realizado no auditório do Bloco F, reuniu a gestão superior da UNIFEBE, estudantes, professores e representantes das entidades parceiras dos projetos, para acompanhar as apresentações que marcaram o fim de mais um semestre letivo.
Incentivo cultural
Logo na abertura, os acadêmicos bolsistas do Coro UNIFEBE interpretaram a canção Sina, de Djavan. Em comemoração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, completados em 2024, e já nos preparativos para a comemoração dos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina, a serem comemorados em 2025, os coralistas apresentaram a música alemã “Heimweh”, de Freddy Quinn, e a italiana “O Sole Mio”, dos compositores Eduardo di Capua e Giovanni Capurro. Sob a regência da professora Louise Clemente, o grupo encerrou a apresentação com a música “A felicidade bate à sua porta”, de Gonzaguinha. O Grupo Teatral da UNIFEBE também animou a manhã de sábado com uma peça dirigida e coordenada pelo professor Emiliano de Souza.
“As bolsas Coro e Grupo Teatral são incentivos institucionais destinados aos acadêmicos que possuem aptidões para a música e para o teatro. Além de auxiliar financeiramente o estudante em sua jornada acadêmica, essas modalidades de bolsas de estudo, incutem no aluno a importância da valorização histórica e cultural”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.
Bolsas institucionais
Durante a programação, foram premiados com moções honrosas os acadêmicos com a média mais alta em todas as disciplinas de cada curso, que recebem como forma de reconhecimento uma bolsa institucional, denominada de Bolsa Mérito. Já os atletas, contemplados com a bolsa institucional Bolsa Atleta, também foram homenageados por levarem o nome da UNIFEBE em competições esportivas de alto rendimento.
Projetos de Extensão Social com Visão Educativa
Por fim, os projetos de Extensão Social com Visão Educativa, desenvolvidos com os estudantes bolsistas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU foram apresentados pelos professores, coordenadores e representantes das entidades parceiras.
Jardim Cultural: Onde a diversidade floresce
Coordenado pelo professor Emiliano de Souza, o projeto Jardim Cultural leva para ONGs e hospitais um pouco da ludicidade, por meio da contação de histórias e apresentações musicais. Neste semestre, as ações foram realizadas com cerca de 30 estudantes bolsistas.
UNIFEBE Com Você
Desenvolvido este semestre com mais de 40 bolsistas, o UNIFEBE Com Você é um projeto de extensão idealizado pelo professor Adonis Marcos Lisboa. Realizado em escolas, ONGs e praças, incentiva os cidadãos a compreenderem a importância do lazer, propondo atividades em família que valorizam o divertimento, por meio de materiais e ações calcadas na simplicidade, como desenho livre, pintura facial, escultura com balões e o popular paraquedas lúdico.
Executa Social
Neste primeiro semestre de 2024, orientados pelo professor Anderson Buss, os acadêmicos construíram abrigos, como casinhas, para os animais domésticos atendidos pelas ONGs de proteção animal de Brusque e região. As atividades visam desenvolver no futuro profissional uma série de competências e habilidades, desde o planejamento de um projeto, execução, criatividade para aplicar os conhecimentos, trabalho em grupo e empatia com o propósito da iniciativa em prol da sociedade.
Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD
O projeto tem o intuito de promover a saúde mental na Comunidade, com foco na conscientização sobre o uso e abuso de álcool e drogas. As ações são desenvolvidas com os acadêmicos bolsistas do curso de Medicina, orientadas pelos representantes da entidade parceira, Jacineide Minela Knihs e Guilherme Mendonça.
Observatório Social – Cidadania Participativa
Com o intuito de difundir o conceito de cidadania fiscal e a importância social dos tributos e a necessidade do controle, por parte da sociedade, dos gastos públicos, a UNIFEBE em parceria com o Observatório Social desenvolve o projeto de Cidadania Participativa. As atividades são realizadas no Observatório Social de Brusque e coordenadas pelo representante da entidade, Evandro Gevaerd.
“Em cada resultado apresentado, vemos o quanto os projetos sociais como contrapartida das bolsas de estudo são uma importante ligação da universidade com a comunidade. Nossos estudantes se engajam, participam, devolvem em ações um pouco do incentivo que ganham para cursar uma graduação. Parabéns a todos os envolvidos pelo belíssimo trabalho”, salientou a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.