13 de junho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Arquitetura e Urbanismo UNIFEBE recebe conceito máximo do MEC

Curso foi avaliado por comissão do Ministério da Educação em Avaliação Externa In Loco, realizada entre os dias 5 e 7 de junho.

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) recebeu nesta segunda-feira (12), do Ministério da Educação (MEC), o conceito 5, que equivale à nota máxima, considerando a escala de 1 a 5 utilizada pelo órgão. O processo de renovação do reconhecimento do curso foi feito pela Comissão Avaliadora ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC), entre os dias 5 e 7 de junho.

Durante os três dias de Avaliação Externa Virtual In Loco, dois professores designados pelo MEC, com formação na área do curso analisaram aspectos relacionados à Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. De acordo com o Assessor de Desenvolvimento Institucional e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Robson Zunino, a Comissão Avaliadora visitou, de maneira virtual síncrona, a infraestrutura da UNIFEBE, realizou entrevistas com discentes, docentes, coordenação do curso, colaboradores técnico-administrativos, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e verificou uma série de documentos regulatórios, principalmente, o Projeto Pedagógico do Curso e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

“O resultado de excelência obtido pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo na Avaliação Externa, vem ao encontro da satisfação com o Curso, que os discentes e docentes têm apontado na Autoavaliação Institucional, realizada semestralmente. Trata-se de um olhar externo, que ratifica que estamos no caminho certo”, enfatiza Robson.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, receber o conceito máximo do MEC é reflexo da credibilidade do curso e da UNIFEBE. “Estamos sendo reconhecidos pelo processo de ensino-aprendizagem completo, infraestrutura de ponta e professores altamente qualificados. Tudo isso somado a uma formação prática, de envolvimento com a comunidade e aplicado à realidade da nossa região”, complementa Gripa.

Avaliações 2023
O curso de Arquitetura e Urbanismo foi o primeiro curso da UNIFEBE avaliado em 2023 pelo MEC. Para a reitora da Instituição, professora Rosemari Glatz, o resultado é fruto do trabalho sério e comprometido, desenvolvido de maneira participativa entre a gestão superior, coordenação do curso, professores e acadêmicos.

“A nota conferida pelo Ministério da Educação corrobora nosso compromisso com uma formação de excelência e com a oferta de um curso estruturado de acordo com os anseios do mercado de trabalho. Parabéns a todos pela excelente Avaliação”, parabeniza a reitora.

O Curso
A última Avaliação Externa do curso de Arquitetura e Urbanismo foi realizada em 2016. “Desde então evoluímos muito, principalmente na infraestrutura. No entanto, nosso principal diferencial é possibilitar a prática e o contato com o mercado de trabalho desde as primeiras fases. Prova disso é o índice de empregabilidade dos nossos estudantes. Estamos muito felizes com o resultado e com tudo o que ele representa”, conclui o coordenador do curso, professor Marcelius Oliveira de Aguiar.

Secretários de educação participam de reunião feita pela Unifebe

18 de junho de 2009
Centro de Inovação de Brusque será inaugurado até metade de 2018