A professora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Tamily Roedel, conquistou a sexta colocação no Prêmio Vladimir Garcia Magalhães com artigo sobre impactos ambientais de loteamentos.
O trabalho foi submetido no 16º Congresso Brasileiro da Magistratura de Direito Ambiental e será publicado na Revista de Direitos Difusos. Além disso, também está disponível na biblioteca da Instituição.
O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico Lucas de Oliveira Dias, de Engenharia Civil. Intitulado “Impactos ambientais de loteamentos: Análise de estudos ambientais simplificados da instrução normativa nº 4 da Fundema, em Brusque – SC”, o trabalho teve como objetivo analisar os impactos ambientais causados pelo parcelamento de solo e abertura de loteamentos em Brusque.
Conforme os autores, o parcelamento de solo é uma atividade que tem importante impacto na economia de um município, e tem a finalidade de suprir o crescimento populacional nos espaços urbanos.
— Os impactos ambientais mais comuns entre os três casos analisados foram a supressão da vegetação nativa, carreamento de sedimentos para os copos d’água, poluição do ar, erosão e compactação do solo. Conclui-se que os impactos relacionados pelos empreendimentos se mostraram bastante parecidos e que as medidas mitigatórias adotadas não eliminam todos os impactos gerados — relatam.
A conquista deixou a professora muito feliz, que conta que é a primeira vez que teve um artigo premiado em um evento.
— O acadêmico orientado se destacou na época da apresentação do TCC. Esta premiação traduz a qualidade dos trabalhos que estão sendo feitos pelos alunos da UNIFEBE — enfatiza.
Para Dias, é gratificante ter o trabalho publicado na revista Direitos Difusos.
— Este reconhecimento serve de incentivo à pesquisa, especialmente nesta área que é de singular relevância para a sociedade e a economia — salienta.
