Representantes de três dos 11 Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) — que constituem as Universidades Comunitárias de Santa Catarina — visitaram na tarde desta segunda-feira, 30 de julho, o professor doutor Günther Lother Pertschy, reitor da UNIFEBE e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
O encontro serviu para estreitar os laços entre as instituições, no intuito de valorização das questões que envolvem a representação estudantil dentro da Acafe, e para que os visitantes conhecessem infraestrutura da UNIFEBE.
Na oportunidade, os representantes dos DCEs ainda debateram com Pertschy a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 53/2017, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e pretende alterar os percentuais de repasse de recursos públicos para o Artigo 170. Conforme a PEC, até 2021, os valores destinados a bolsas de estudo para as instituições comunitárias reduzirão em 50%.
Para o presidente do DCE da Universidade da Região de Joinville (Univille), Lucas Pereira de Souza, o encontro foi muito frutífero.
— Trouxemos pautas no sentido de dar encaminhamentos, reivindicar questões que envolvem a representação estudantil, alguns problemas acadêmicos de extensão que envolvem o artigo 170. Foi bacana essa oportunidade de dialogar e conhecer o professor — destaca.
Valorização
A presidente do DCE da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) de Tubarão, Luzimary Della Justina Stange enfatiza que percebeu que o reitor da UNIFEBE e presidente da ACAFE está interessado em ter um relacionamento próximo com os diretórios.
— O único objetivo das duas instituições é o acadêmico, e a Acafe tem mostrado interesse em obter cada vez mais conquistas para os acadêmicos — analisa.
O presidente do DCE da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, Alexandre Bristot Rocha, enfatiza que a reunião demonstrou “acima de tudo” a sensibilidade do professor Günther em recepcioná-los.
— O reitor demonstrou valorização com os representantes acadêmicos, o que vai ao encontro do que entendemos por universidades comunitárias. Assim como não existe navio sem mar, não existe universidades sem acadêmicos. Valorizar o acadêmico e fazer com que tenha voz e vez é também valorizar o sistema e fortalecê-lo — observa.
Na condição de presidente da Acafe, o reitor Pertschy salienta que o dia foi histórico, de grande evolução e amadurecimento por parte do movimento estudantil de Santa Catarina.
— Receber uma comitiva de presidentes de DCEs realmente foi algo inédito e demonstra que os diretórios estão em busca do aprimoramento e do processo de formação dos nossos acadêmicos — destaca.
Também participaram da reunião Bruno Adão Possamai, do Conselho fiscal do DCE de Tubarão e Eduarda Corrêa, diretora pedagógica do DCE da Unisul de Tubarão.