notícias colégio
Notícias
31 de julho de 2018
por: Daiane Benso
Assessoria de Comunicação Social UNIFEBE

Representantes dos DCEs do estado visitam reitor da UNIFEBE

O professor doutor Günther Lother Pertschy também é presidente da Acafe

Ruben Carlos Müller

Representantes de três dos 11 Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) — que constituem as Universidades Comunitárias de Santa Catarina — visitaram na tarde desta segunda-feira, 30 de julho, o professor doutor Günther Lother Pertschy, reitor da UNIFEBE e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

O encontro serviu para estreitar os laços entre as instituições, no intuito de valorização das questões que envolvem a representação estudantil dentro da Acafe, e para que os visitantes conhecessem infraestrutura da UNIFEBE.

Na oportunidade, os representantes dos DCEs ainda debateram com Pertschy a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 53/2017, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e pretende alterar os percentuais de repasse de recursos públicos para o Artigo 170. Conforme a PEC, até 2021, os valores destinados a bolsas de estudo para as instituições comunitárias reduzirão em 50%.

Para o presidente do DCE da Universidade da Região de Joinville (Univille), Lucas Pereira de Souza, o encontro foi muito frutífero.

— Trouxemos pautas no sentido de dar encaminhamentos, reivindicar questões que envolvem a representação estudantil, alguns problemas acadêmicos de extensão que envolvem o artigo 170. Foi bacana essa oportunidade de dialogar e conhecer o professor — destaca.

Valorização

A presidente do DCE da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) de Tubarão, Luzimary Della Justina Stange enfatiza que percebeu que o reitor da UNIFEBE e presidente da ACAFE está interessado em ter um relacionamento próximo com os diretórios.

— O único objetivo das duas instituições é o acadêmico, e a Acafe tem mostrado interesse em obter cada vez mais conquistas para os acadêmicos — analisa.

O presidente do DCE da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, Alexandre Bristot Rocha, enfatiza que a reunião demonstrou “acima de tudo” a sensibilidade do professor Günther em recepcioná-los.

— O reitor demonstrou valorização com os representantes acadêmicos, o que vai ao encontro do que entendemos por universidades comunitárias. Assim como não existe navio sem mar, não existe universidades sem acadêmicos. Valorizar o acadêmico e fazer com que tenha voz e vez é também valorizar o sistema e fortalecê-lo — observa.

Na condição de presidente da Acafe, o reitor Pertschy salienta que o dia foi histórico, de grande evolução e amadurecimento por parte do movimento estudantil de Santa Catarina.

— Receber uma comitiva de presidentes de DCEs realmente foi algo inédito e demonstra que os diretórios estão em busca do aprimoramento e do processo de formação dos nossos acadêmicos — destaca.

Também participaram da reunião Bruno Adão Possamai, do Conselho fiscal do DCE de Tubarão e Eduarda Corrêa, diretora pedagógica do DCE da Unisul de Tubarão.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liberada a 2ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2009.2

Liberada a 2ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2009.2


02 de outubro de 2009
Mortalidade infantil será tema de palestra para acadêmicos do curso de Medicina da UNIFEBE
Medicina

Mortalidade infantil será tema de palestra para acadêmicos do curso de Medicina da UNIFEBE


25 de outubro de 2021
UNIFEBE abre inscrições para disciplinas isoladas

UNIFEBE abre inscrições para disciplinas isoladas


02 de julho de 2012
Skip to content