19 de novembro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Artigo desenvolvido por acadêmica da UNIFEBE será publicado em periódico no Paraná

Pesquisa sobre a Comunidade de Prática na Formação e Desenvolvimento Profissional da Educação Física será publicado na edição virtual de dezembro.

A pesquisa desenvolvida pela acadêmica de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Daniela Bianchessi, será publicada na edição de dezembro do Caderno de Educação Física e Esporte, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O artigo desenvolvido com o apoio do professor, Leonardo Ristow, avalia o papel da Comunidade de Prática na formação e desenvolvimento dos professores de Educação Física.

O coordenador do Proesde, uma das modalidades oferecidas no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), professor Leonardo Ristow, explica que o trabalho foi realizado no Projeto de Pesquisa pela bolsista. Durante quatro meses, professor e acadêmica coletaram 16 estudos previamente publicados, e avaliaram qualitativamente os resultados. O objetivo era identificar as influências das Comunidades de Prática, termo utilizado para definir a estratégia, metodologia e ambiente para a formação e desenvolvimento dos professores.

Por meio dessa análise dos resultados, os pesquisadores entenderam como são criadas as comunidades e como se mantêm ao longo do tempo, e chegaram à conclusão do seu excelente papel no contexto de aprendizagem e desenvolvimento profissional. “Realizar essa pesquisa contribuiu muito para a minha formação e futura prática docente, evidenciando que as trocas de experiências e construção coletiva auxiliam para a melhoria na qualidade da educação”, enfatiza a acadêmica Daniela Bianchessi.

Para o professor orientador do trabalho, estudar um termo recente com uma aluna de Pedagogia possibilitou ampliar sua visão sobre a prática docente. “A análise evidenciou a importância do professor se manter em constate evolução, e por ser um tema tão atual, inscrevemos a pesquisa no Caderno de Educação Física e Esporte, um periódico que reconhece a relevância científica da temática”, salienta Ristow.

A supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, destaca que o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) incentiva o estudante a valorizar as oportunidades propostas pela universidade. “O acadêmico bolsista se envolve com a produção científica para além dos protocolos. Ele passa a ter o gosto de investigar e produzir novos conhecimentos”.

Caderno de Educação Física e Esporte
Com periodicidade quadrimestral, o Caderno de Educação Física e Esporte publica estudos originais e inéditos com reconhecido rigor teórico, metodológico e relevância científica, que fundamentem e incentivem o debate sobre temáticas que envolvem a Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde. O periódico é destinado a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação na área da educação, saúde e ciências do movimento humano.

UNIFEBE lamenta o falecimento do acadêmico Luís Carlos Frensch
Luto

UNIFEBE lamenta o falecimento do acadêmico Luís Carlos Frensch

12 de abril de 2021