22 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Aspectos culturais do México e da Inglaterra são abordados em feira no Colégio UNIFEBE

Alunos do 2º ano apresentaram trabalhos sobre os países em atividade de Inglês e Espanhol

Estudantes do 2º ano do Colégio UNIFEBE apresentaram elementos culturais do México e da Inglaterra em mais uma edição da Feira Cultural Internacional de Inglês e Espanhol da instituição, realizada na última quarta-feira (21). O evento, organizado pelas professoras Paola Eugênia Perez Cerri Tetzner, de Espanhol e Francine Sens, de Inglês, teve como objetivo aliar conteúdos linguísticos com aspectos culturais dos países.

A imersão dos alunos nos idiomas e história das nações foi destacada como uma parte importante do estudo, enquanto eles apresentavam elementos marcantes da cultura e gastronomia das duas nações. De acordo com a professora Paola, foi um momento para que os jovens pudessem pôr em prática a oralidade linguística. “Quem participa da feira como visitante, tem a oportunidade de desenvolver a escuta de outra língua, uma competência que também é importante. Os alunos que expuseram seus trabalhos aprimoraram competências como resolução de problemas, trabalho em equipe e cumprimento de prazos”, explica a maestra de Espanhol.

Nos estandes dedicados ao México, por exemplo, os visitantes se depararam com a famosa série de televisão Chaves e o icônico super-herói Chapolin Colorado. Os alunos demonstraram seu conhecimento ao compartilhar curiosidades e fatos históricos sobre os personagens mexicanos que conquistaram o coração do público latino-americano, como o grupo da aluna Madrine Machado. “A professora nos sugeriu alguns temas e optamos pelo Chapolin, um programa que todos já assistiram algum dia na infância. Esse trabalho nos auxilia muito na aprendizagem da língua, toda nossa pesquisa e a preparação para apresentá-lo foram realizadas em espanhol. Também assistimos a episódios do programa no idioma para entendermos melhor o tema”, revela Madrine.

Ainda nos espaços “mexicanos”, havia trabalhos sobre os Mariachis, os lutadores de “Lucha Libre” e sobre a pintora Frida Kahlo.

Já na seção dedicada à Inglaterra, exemplos de exposições foram uma dedicada à tradição britânica de beber chá, na qual os alunos compartilharam a história e a etiqueta da prática apreciada pelos ingleses. Além disso, os estudantes trouxeram a culinária do Reino Unido, com o famoso Fish and Chips, e destacaram a Família Real Britânica, proporcionando aos visitantes um maior entendimento da monarquia e sua influência na cultura do país.

A professora Francine avalia positivamente o trabalho produzido e exposto na feira. “Os grupos produziram os estantes com muita determinação, criatividade e comprometimento. Ficamos muito felizes e orgulhosas com o resultado final dos trabalhos”, orgulha-se.

Para o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, atividades como a feira evidenciam o compromisso da instituição em promover uma educação abrangente e enriquecedora, que vai além da sala de aula. “Foi criado um ambiente estimulante para que os alunos vivenciassem os idiomas de forma prática e prazerosa, fortalecendo suas habilidades de comunicação. Queremos preparar nossos estudantes para serem cidadãos cada vez mais globais, capazes de se comunicar e entender diferentes culturas ao redor do mundo”, conclui o diretor.

Inscrições abertas para voluntários na Corrida “O Município de Ponte a Ponte”

Inscrições abertas para voluntários na Corrida “O Município de Ponte a Ponte”

31 de maio de 2019
Unifebe doa cadeiras escolares